Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

BOLSA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
HELENACAROLINANOAL.pdf (2.128Mb)
Data
2008-12-15
Autor
Noal, Helena Carolina
Primeiro orientador
Terra, Marlene Gomes
Primeiro membro da banca
Padoin, Stela Maris de Mello
Segundo membro da banca
Silveira, Rosemary Silva da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A formação profissional pode ser compreendida como um processo amplo que aponta para o desenvolvimento integral do estudante. Desta forma, é preciso que as atividades de aprendizagem possibilitem formar profissionais com uma visão generalista, sensível, crítica, reflexiva, preocupada com as questões sociais e com a cidadania. O presente estudo tem por objetivo compreender como as atividades desenvolvidas pelos estudantes bolsistas de enfermagem em um Hospital Universitário contribuem para a sua formação profissional. A metodologia empregada está fundamentada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso descritivo. O cenário da investigação foi um hospital universitário e foram sujeitos da pesquisa os estudantes de enfermagem bolsistas que atuam na referida instituição. Os dados foram coletados por meio de análise documental, observação sistemática e entrevista aberta. Está alicerçado fundamentalmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, no referencial teórico de Edgar Morin e Jacques Delors. A análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo proposta por Minayo (2006). No decorrer da análise foram identificadas duas grandes categorias, denominadas o contexto e a expressão e o erro e a ilusão . A análise dos dados revelou que as atividades desempenhadas pelo estudante bolsista precisam proporcionar o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para que ele possa, de maneira crítica e reflexiva, criar e recriar sua prática. No transcorrer deste estudo, dificuldades e propostas foram levantadas com o intuito de colaborar com a formação profissional em um hospital de ensino.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7315
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem [213]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.