Profilaxia da transmissão vertical do HIV: compreensão do vivido do ser-casal e possibilidades de cuidado
Date
2012-06-06Metadata
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O objetivo foi desvelar o sentido do ser-casal no vivido dos cuidados na profilaxia da
transmissão vertical do HIV. Investigação qualitativa, fenomenológica fundamentada no
referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger. Sujeitos da pesquisa foram
casais que fazem o acompanhamento de saúde no Ambulatório de infectologia no pré-natal e
puericultura do Hospital Universitário de Santa Maria. A produção dos dados ocorreu no
período de dezembro 2011 a fevereiro de 2012 por meio de entrevista fenomenológica, com
sete casais. Foi desenvolvida análise heideggeriana, desvelando que na compreensão vaga e
mediana do casal que vivencia a profilaxia da transmissão vertical do HIV os cuidados com a
saúde significam fazer tudo certo desde o pré-natal, tomar remédio e ir nas consultas, não
amamentar e dar remédio para o filho; não imaginar que poderiam se infectar, não ter a
garantia do tratamento dar certo e ter medo de transmitir HIV para o filho; considerar que não
poder amamentar é triste, novidade e luto para a mulher que não deixa de ser mãe, mas não é
completo e que diante dos outros é complicado para o casal não amamentar. Diante dessa
vivência, o casal está junto e cuidam um do outro, seguem com a vida normal, como se não
tivesse a doença, porém o preconceito os faz silenciar sobre seu diagnóstico. O casal cuida do
filho para ter saúde e se envolve com ele. Com o filho passam a ser uma família e não mais só
o casal. Na compreensão interpretativa, a mulher e o companheiro se mostraram como sercasal,
que se ocupa em realizar o tratamento para profilaxia. Está no falatório repetindo
informações sobre os cuidados, curioso na busca pelo conhecimento para simplesmente se
tornar consciente sobre a doença e o tratamento e ambíguo quando afirma ter uma vida
normal apesar da diferença em usar remédios e preservativos. Desvela-se na decadência. Teve
medo do tratamento não dar certo, surpreendeu-se diante da facticidade de não poder
amamentar e decaiu na impessoalidade frente ao preconceito e à discriminação. Mostrou-se
como ser-família. O vivido do ser-casal revelou que o ganho do esforço na profilaxia foi o
filho ter saúde e a constituição da família. Apontou para a relevância de incluir o companheiro
na assistência reprodutiva e de cuidado na puericultura. Vislumbra-se a necessidade uma
atenção que promova a relação entre ser-profissional e ser-casal que transcenda o impessoal
que dita com o que o ser-casal deve se ocupar.