Realização de um sonho: significado cultural da gravidez para gestantes adolescentes
Resumo
Este estudo está embasado no conceito de cultura de Clifford Geertz e teve como objetivo compreender o
significado que a adolescente gestante atribuiu a sua gravidez. Tratou-se de pesquisa descritiva com abordagem
qualitativa. As entrevistas foram realizadas com 8 adolescentes entre 13 e 19 anos, atendidas no pré-natal em
uma unidade básica de saúde, no interior do Rio Grande do Sul. O estudo ocorreu no período de março a julho de
2012. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas e observação participante como técnicas
fundamentais. Como técnica complementar para gerar os dados, foi utilizado o desenho da silhueta das gestantes
adolescentes, representando como se veem neste momento da gestação. Adotamos a análise temática, a qual
consiste em descobrir os núcleos de sentidos. A realização do estudo foi aprovada pelo Núcleo de Educação
Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Federal de Santa Maria sob o número do CAAE 00554512.0.0000.5346. Foram respeitados todos
os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, seguindo a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de
Saúde. Os resultados evidenciaram os temas - O significado da maternidade para mães adolescentes; - A
vivência da gravidez na adolescência no âmbito familiar e social; - Expectativas de adolescentes gestantes para o
futuro. Os resultados obtidos na análise dos dados, em busca da compreensão do significado cultural da gravidez
para as gestantes adolescentes, demonstraram as singularidades do processo que tem a cultura como mediadora
das experiências pessoais. Os achados deste estudo indicam a importância de conhecer o contexto cultural das
gestantes adolescentes para prestar um atendimento de acordo com suas reais necessidades. Espera-se que esse
estudo possa contribuir para uma reflexão crítica acerca da gravidez entre adolescentes, ultrapassando assim
paradigmas dominantes, ainda existentes nos estudos da área da saúde, que vislumbram este fenômeno a partir
de uma perspectiva patologizante e biologicista. Desta forma, contribui-se tanto para os enfermeiros, como para
os demais profissionais de saúde, na melhoria da qualidade da atenção à saúde das adolescentes, buscando a
valorização dos saberes e das práticas destes sujeitos.