Prazer e sofrimento no processo de formação de residentes multiprofissionais de saúde
Date
2013-12-20Metadata
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Este estudo teve como objetivos conhecer a percepção dos residentes
multiprofissionais de saúde sobre as situações de prazer e de sofrimento no seu processo
de formação e caracterizá-los sóciodemograficamente. Para o embasamento do estudo
adotou-se o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho na perspectiva de Dejours.
Participaram nove sujeitos do estudo que atuavam nos Programas de Residência
Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa
Maria. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: questionário estruturado
autoaplicável de levantamento de dados sóciodemográficos e o grupo focal, o qual totalizou
três sessões e ocorreu no mês de abril de 2013, atendendo aos objetivos do estudo. Para o
tratamento dos dados sóciodemográficos foi utilizada a estatística descritiva simples e para
os dados qualitativos, coletados por meio dos grupos focais, foi realizada a análise de
conteúdo proposta por Bardin. Nas sessões de grupo focal emergiram as categorias que
abarcaram as situações de prazer e de sofrimento no processo de formação dos residentes,
destacando-se a estrutura e a organização da Residência e sua interface com o trabalho
multiprofissional. Este estudo atendeu à Resolução Nº. 196/96 do Conselho Nacional de
Saúde. Quanto aos resultados sociodemográficos a maioria é do sexo feminino, com idade
entre 22 e 45 anos, ensino superior, tempo de serviço menor de um ano e com aprovação
no primeiro processo seletivo. A maioria dos residentes teve como motivo de ingresso em
um dos Programas de Residência a possibilidade de adquirir conhecimentos relacionados à
saúde. No que se refere as situações de prazer no processo de formação dos residentes
multiprofissionais de saúde relacionados a estrutura e a organização da Residência estas
relacionam-se as possibilidades de aprendizado com as diferentes áreas de conhecimento,
o compartilhamento de saberes e o reconhecimento e a gratificação profissional do usuário.
O sofrimento se evidencia pela sobrecarga de trabalho, a dificuldade de entendimento da
metodologia, didática das aulas e articulação para a transmissão dos conteúdos, a extensa
carga horária, a falta de entendimento do significado dos conceitos teóricos e a ausência
destes nas práticas de trabalho das equipes de saúde. Em relação as situações de prazer
com o trabalho multiprofissional da Residência, o estudo revela que, para os residentes
multiprofissionais de saúde, estas ocorrem devido ao desenvolvimento de ações de caráter
multiprofissional. O sofrimento se relaciona aos sentimentos negativos transmitidos pelos
trabalhadores dos serviços de saúde, a desmotivação dos preceptores e tutores, a falta de
reconhecimento, as dificuldades de integração das diferentes áreas de ênfase da
Residência, as dificuldades de participar de outras atividades educacionais, as ações
burocratizadas dos Programas de Residência, a ideia de mão-de-obra e o sofrimento
mental. Logo, tendo por embasamento os pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho,
sugere-se iniciativas que possam contribuir para superar as situações de sofrimento, tais
como: a criação de espaços formais para discussão de propostas e de trocas de
experiências entre os Programas de Residência e os serviços de saúde, a construção
compartilhada entre trabalhadores de saúde e residentes multiprofissionais de saúde do matriciamento e do projeto terapêutico singular, a construção de intervenções centradas no
usuário e a valorização dos residentes multiprofissionais de saúde como sujeitos ativos no
processo de ensino-aprendizado.