Ações de educação permanente em saúde desenvolvidas por equipes de atenção básica em saúde
Resumo
O Sistema Único de Saúde visa atender qualitativamente as necessidades de saúde da população brasileira. No entanto, para efetivar este atendimento, a Educação Permanente em Saúde, vem sendo utilizada como uma ferramenta essencial uma vez que permite articular a atenção, formação, gestão e controle social para o enfrentamento dos problemas dos diferentes níveis de atenção, entre eles a Atenção Básica em Saúde. Em virtude disto, esta pesquisa objetivou caracterizar os profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde; identificar as ações de EPS desenvolvidas por profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde; descrever as concepções de profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde sobre a EPS; identificar as percepções que os profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde possuem sobre as ações de EPS; analisar as possibilidades e limites do desenvolvimento da EPS nas equipes de Atenção Básica em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada com os 19 profissionais de duas equipes de Estratégia Saúde da Família de um município do Rio Grande do Sul no período de março a maio de 2013. A produção de dados foi por meio de entrevista semiestruturada individual, gravada e transcrita. O corpus da pesquisa foi submetida a Análise de Conteúdo Temática. Os preceitos éticos foram respeitados conforme a Resolução Nº 196/96 e 466/12. Pós-análise temática emergiram três categorias com suas respectivas subcategorias: Concepções dos profissionais acerca da Educação Permanente em Saúde; Ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelas equipes e o desencadeamento de mudanças no cotidiano dos serviços; e, Possibilidades para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde em equipe (Fatores potencializadores das ações de Educação Permanente em Saúde e limites para o desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde em equipe). A partir da análise dos dados evidenciou-se que os profissionais entendem a Educação Permanente em Saúde como Educação Continuada; as ações desenvolvidas são essencialmente de Educação Continuada exceto as reuniões de equipe e que estas acionam mudanças na realidade dos serviços; traz como fatores que dificultam o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde principalmente a falta de Recursos Humanos, falta de motivação e incentivo, bem como falta de estrutura física e grande demanda levando a falta de tempo para o desenvolvimento de ações de educação. Espera-se que esses resultados contribuam para que as equipes possam potencializar as ações que já vem desenvolvendo em Educação Permanente em Saúde e para que a gestão bem como a formação contribua para que esta ferramenta seja utilizada como qualificador dos serviços em saúde.