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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorRippel, Maria
dc.date.accessioned2015-03-31T13:47:20Z
dc.date.available2015-03-31T13:47:20Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/771
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe social and cultural benefits of field school whose purpose is to perpetrate an education that privileges the reality of the field, and the condition for it to exist and work satisfactorily is the perception and significance of social position it occupies to devise a development project in community in which it operates. In this paper, we use ethnographic research, in which observations were noted, interviews were instruments adopted to achieve more fully capture the information necessary for the research. This study used in descriptive and analytical study of nature, with qualitative / quantitative approach. Educational politics, arise from the involvement of organized society that strives by quality education for the field. The field of education is not only restricted to schooling, is a space in which educational processes occur in its diversity which constitute the social, political and cultural processes. Compete, school management challenges of changing the direction of field education, investing in mechanisms of promotion, touting actions to improve educational processes, systematizing and socializing knowledge produced historically. The school needs to trace relationship with students' lives, with the farm work, value the culture of the community, establishing bonds of affinity with the student.One sees the emptying of the field, preceded by young people leaving the field, therefore elements point to marked reduction of students enrolled in schools of the county field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleEscolas do campo de Crissiumal: uma realidade que necessita ser compreendida em sua particularidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoOs benefícios sociais e culturais da escola do campo cuja finalidade é perpetrar uma educação que privilegie a realidade do campo, e a condição para que ela exista e trabalhe de maneira satisfatória é a percepção e a significação do lugar social que ocupa para arquitetar um projeto de desenvolvimento na comunidade na qual se insere. No presente trabalho, utiliza-se a pesquisa etnográfica, em que as observações foram assinaladas, as entrevistas foram instrumentos adotados para se conseguir captar com mais profundidade as informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa caracterizou-se em estudo de cunho descritivo e analítico, com abordagem qualitativo/quantitativo. As políticas públicas educacionais surgem a partir da participação da sociedade organizada que pugna para educação de qualidade para o campo. A educação do campo não se restringe somente à escolarização, é um espaço no qual ocorrem os processos educativos na sua diversidade onde se constituem os processos sociais, políticos e culturais. Competem, à gestão escolar os desafios de mudar os rumos da educação do campo, investindo em mecanismos de promoção, agenciando ações para melhoria dos processos educativos, sistematizando e socializando saberes produzido historicamente. A escola necessita traçar relação com a vida dos alunos, com o trabalho agrícola, valorizar a cultura da comunidade, estabelecendo elos de afinidade com o educando. Percebe-se o esvaziamento do campo, precedido pelos jovens que abandonam o campo, por conseguinte elementos apontam para redução acentuada de alunos matriculados nas escolas campo do município.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [934]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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