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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorStumm, Scheila Gnoatto
dc.date.accessioned2015-04-02T11:55:30Z
dc.date.available2015-04-02T11:55:30Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/775
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research considers the manager’s role represented by the directors’ figure, looking for a relation between the school and school community. This altercation is necessary because It is possible observe some authoritarian and anachronistic practices, directed only for school administrative and bureaucratic activities. Thus, the goal of this research is analyze, mainly, the director’s actions and understanding about democratic management, It aims integrate family and school searching for a qualitative teaching. This research asks for: the Parobé’s tow managers, who participate in this research, behave democratically at schools where they act like directors? What projects do they develop to motivate the school community participating at school activities? Then, contemplating this research’s goal and problem, It will be based in some authors like Oliveira (2010), Chiavenato (2003), Hora (2012), Andreoti (2010), Lück (1981), Libâneo (2004), Paro (2010), Drabach (2011). The research part of a questionnaire’s application with four managers, it contemplates questions about the subject of this essay. Then, considering authors studies and questionnaire analyze, understand that these managers recognize the democratic management enable more commitment from all people that are involved at educational process, search in then, schools’ projects that encompass all social issues making some committal with an effective and critical learning. However, in practice, the complex condition of different requests required for director, that he needs to solve, preclude, many times, a political dimension of this projects, it summarize his role for an administrative dimension, with a technical character.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectIntegração escola x famíliaspor
dc.titleAs funções do diretor de escola há espaço para a dimensão política?por
dc.title.alternativeThe director's role at school: is there space for political dimension?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA temática deste trabalho busca levar em consideração o papel do diretor gestor em busca da vinculação entre a escola e a comunidade escolar. Essa altercação torna-se necessária, pois ainda observa-se, nos dias atuais, algumas práticas autoritárias e anacrônicas, voltadas apenas para a parte administrativa e burocrática das atividades da escola. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar, em especial, o entendimento e as ações promovidas pelos diretores a respeito da gestão democrática, a fim de integrar a família e a escola em busca de um ensino qualitativo. Como problema de pesquisa questiona-se: os gestores municipais de Parobé-RS, os quais participaram do questionário, agem de maneira democrática nas escolas que atuam como diretores? Quais projetos desenvolvem para motivar a comunidade escolar a participar das atividades escolares? Para tentar abarcar o objetivo e o problema proposto nesta pesquisa, busca-se referendar teoricamente autores que tratam da temática como Oliveira (2010), Chiavenato (2003), Hora (2012), Andreotti (2010), Lück (1981), Libâneo (2004), Paro (2010), Drabach (2011). Em sua dimensão prática, a pesquisa parte da aplicação de um questionário com quatro gestores abrangendo questões referentes ao assunto. A partir das reflexões dos referenciais teóricos estudados e da análise do questionário aplicado, depreendese que esses diretores reconhecem que uma gestão democrática possibilita um maior comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional, buscando, assim, projetos na escola que visem englobar todas as questões sociais sempre firmando o compromisso com uma aprendizagem crítica e plena. No entanto, na prática, a condição complexa das diferentes demandas exigidas ao diretor e que precisa dar conta impede, muitas vezes, uma dimensão política de tais projetos, resumindo sua função a uma dimensão administrativa e de caráter mais técnico.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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