O planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e do Sport Clube Internacional através de modelos interpretativos
Resumo
Nos diversos setores empresariais, o planejamento estratégico está se tornando muito importante, e as organizações precisam conhecer e entender seus métodos para alcançarem o sucesso no ambiente dos negócios. Este planejamento é válido para o desenvolvimento das organizações esportivas, pois assegura um mínimo de visão global, a partir de uma definição adequada de seus objetivos e estratégias nacionais, bem como com o cenário internacional. Propicia ainda que a organização e a otimização dos meios para a consecução de suas finalidades incluam a participação da comunidade de torcedores e da sociedade na decisão de onde alocar os recursos. Este trabalho analisa como os fundamentos do planejamento estratégico são descritos por Bryson, Almeida e Roche, e como são adotados pelos clubes de futebol profissional Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e Sport Clube Internacional de Porto Alegre. Os clubes de futebol vêem-se diante de uma situação conflituosa: por um lado, a pressão social revestida pela legislação, que exige mudanças; por outro, a situação financeira da maioria dos clubes brasileiros (endividados e sem caixa) deixa evidente a ineficácia administrativa e o acarretamento da desvalorização de seu produto ou marca. Assim, esta pesquisa se desenvolve no meio de um processo de mudança de organização e funcionamento destas organizações, e é dentro deste contexto que reside a sua importância para todos os interessados. Quanto à metodologia, este trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada como descritiva, e que utilizou para o desenvolvimento do seu processo, a técnica do Estudo de multi-casos.