Mostrar registro simples

dc.creatorGhisleni, Taís Steffenello
dc.date.accessioned2007-12-06
dc.date.available2007-12-06
dc.date.issued2005-08-15
dc.identifier.citationGHISLENI, Taís Steffenello. Strategic planning of Grêmio Foot Ball Porto Alegrense and Sport Clube Internacional through interpretative models. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8014
dc.description.abstractOn several business departaments, the strategic planning is becoming very important and the organizations need to know and understant ist methods to get the success in the business environment. This planning is valid for the development of the sporting organizations, because it keeps aminimun of global vision, as of an adequate definition of its goals and national strategies, as well as with the international scenery. It also propotiates that the organization and the efficiency of the ways for the consecution of its aims includes the community y participation of fans and of the society in the decision about where to allocate the resources. This work analizes like the bases of the estrategic planning are described by bryson, Almeida and Roche, and like ares accepted by the professional football of the clubs: Grêmio Foot Ball Porto Alegrense and Sport Clube Internacional of Porto Alegre. The football clubs are before a conflicting situation: on the one hand, the social pressure covered by the legislation, that requires changes; on the other hand, a financial situation the most Brazilian Clubs (run into debt and without cash in hand) allows evident the administrative inefficiency and the resulting of the devaluation of their products ou mark. So, this research develops in middle of a change process of organization and functioning of these organizations, and it s in this context that resides its importance for all interesteds. Whit reference to methodology, this work refers to resource of qualitative nature, classified like descriptive, and that used for the development of its process, the study technique of multi-cases.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizações esportivaspor
dc.subjectPlanejamento estratégico e futebolpor
dc.subjectSport organizationseng
dc.subjectStrategic planning and footballeng
dc.titleO planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e do Sport Clube Internacional através de modelos interpretativospor
dc.title.alternativeStrategic planning of Grêmio Foot Ball Porto Alegrense and Sport Clube Internacional through interpretative modelseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos diversos setores empresariais, o planejamento estratégico está se tornando muito importante, e as organizações precisam conhecer e entender seus métodos para alcançarem o sucesso no ambiente dos negócios. Este planejamento é válido para o desenvolvimento das organizações esportivas, pois assegura um mínimo de visão global, a partir de uma definição adequada de seus objetivos e estratégias nacionais, bem como com o cenário internacional. Propicia ainda que a organização e a otimização dos meios para a consecução de suas finalidades incluam a participação da comunidade de torcedores e da sociedade na decisão de onde alocar os recursos. Este trabalho analisa como os fundamentos do planejamento estratégico são descritos por Bryson, Almeida e Roche, e como são adotados pelos clubes de futebol profissional Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e Sport Clube Internacional de Porto Alegre. Os clubes de futebol vêem-se diante de uma situação conflituosa: por um lado, a pressão social revestida pela legislação, que exige mudanças; por outro, a situação financeira da maioria dos clubes brasileiros (endividados e sem caixa) deixa evidente a ineficácia administrativa e o acarretamento da desvalorização de seu produto ou marca. Assim, esta pesquisa se desenvolve no meio de um processo de mudança de organização e funcionamento destas organizações, e é dentro deste contexto que reside a sua importância para todos os interessados. Quanto à metodologia, este trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada como descritiva, e que utilizou para o desenvolvimento do seu processo, a técnica do Estudo de multi-casos.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723029T7por
dc.contributor.referee1Ruppenthal, Janis Elisa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700407J6por
dc.contributor.referee2Hammes, Marli Hatje
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761956P5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746036P4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples