Bases para a formação continuada do engenheiro de desenvolvimento de produto visando inovação tecnológica.
Abstract
Dentro de uma nova realidade no setor de desenvolvimento de
produtos, com a inovação adquirindo uma primazia, é importante discutir qual a formação que estão recebendo os profissionais de engenharia nas funções de criar produtos. A presente investigação partiu de algumas constatações e hipóteses. O que se tem como certo é que nenhuma profissão pode ficar alheia ao grande desafio que é promover o salto tecnológico naquelas nações que não atingiram o desenvolvimento, que o produto é um vetor de crescimento, e que nenhum progresso sensível terá significado se não for acompanhado de justeza na distribuição. As hipóteses são de que uma formação mais diversificada pode contribuir com a visão holística necessária ao engenheiro de desenvolvimento de produto, e que sua educação continuada é a base maior para que ele faça da atualização tecnológica um instrumento para promover as mudanças necessárias no meio em que vive. Esta investigação, a partir da experiência de profissionais, buscou como contribuição apontar bases para a formação continuada de engenheiros de desenvolvimento de produto, de modo que busquem a constante inovação tecnológica, indispensável para o crescimento.