Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Mauricio Nunes Macedo de
dc.date.accessioned2008-05-20
dc.date.available2008-05-20
dc.date.issued2008-03-07
dc.identifier.citationCARVALHO, Mauricio Nunes Macedo de. The practice of organisational learning in companies winning the PGQP - program gaucho quality and productivity. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8048
dc.description.abstractThis research aims to identify and characterize the main evolution of Management Organizations according to the Gaucho Program of Quality and Productivity, Level II - Towards Excellence, developing an examination of the main learning practices used in recognized organizations which have the Quality Award RS. This issue has an extreme importance to the award granting, which assures a good performance and maintain the survival of the business. As regards the research method, this study can be characterized as descriptive, predominantly qualitatively. Its approach was based on a study case, whose unit of analysis was considered from the universe of winner companies of the Trophy Gold Award Quality of RS. As a basis of research, the theme organizational learning in literature and its applying on Criteria for Excellence in the National Quality Awards were discussed together with the Gaucho program of Quality and Productivity. The implementation of this study has been performed through the adoption of a conceptual model for verification of organizational learning developed by Guaragna (2004). In consequence, the Report of Management was analyzed and the coordinators of the Management System of two companies, recognized by submitting processes cross outlined in a structure, were interviewed. This approach allows the occurrence of practices of organizational learning that are on course in the follow organizations: Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI and Medianeira Transportes Ltda. Based on the study, it is supposed that the learning can be understood as a process with specific characteristics, in which leaders have a key function in its achievement, occurring by meetings of critical analysis, preparation or revision of the Strategic Planning and benchmarking with companies in the same segment. Finally, it is suggested that further researches should be developed in order to verify the effectiveness of the practice of organizational learning and the competitive gap created to the organizations by the Quality Award RS in its different modalities.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectPráticas organizacionaispor
dc.subjectPrêmio Qualidade RSpor
dc.subjectOrganisational learningeng
dc.subjectOrganizational practiceseng
dc.subjectQuality Awards RSeng
dc.titleAs práticas de aprendizado organizacional nas empresas vencedoras do PGQP programa gaúcho da qualidade e produtividadepor
dc.title.alternativeThe practice of organisational learning in companies winning the PGQP - program gaucho quality and productivityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo principal identificar e caracterizar a evolução da Gestão de Organizações de acordo com o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Nível II - Rumo a Excelência, por meio do exame das principais práticas de aprendizagem utilizadas nas organizações reconhecidas com Prêmio Qualidade RS, visto ser esse tema fundamental à concessão da referida premiação, à sobrevivência e ao desempenho empresarial. Quanto ao método de pesquisa, este estudo pode ser caracterizado como descritivo, predominantemente qualitativo, a sua abordagem baseou-se em um estudo de caso, cuja unidade de análise considerada foi extraída do universo de empresas ganhadoras do Troféu Ouro do Prêmio Qualidade RS. Como forma de pesquisa, buscou-se identificar o tema aprendizado organizacional na literatura e sua abordagem nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, concomitantemente ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. A execução deste estudo deu-se por meio da adoção de um modelo conceitual para verificação do aprendizado organizacional desenvolvido por Guaragna (2004) e, mediante análise do Relatório de Gestão e entrevista com os coordenadores do Sistema de Gestão de duas empresas reconhecidas por apresentarem processos delineados e uma estrutura interfuncional, que possibilita a ocorrência de práticas de aprendizagem organizacional que estejam em decurso nas organizações: Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI e Medianeira Transportes Ltda. Com base no estudo, sugere-se que o aprendizado possa ser entendido como um processo com características específicas, nos quais as lideranças têm papel fundamental na sua implementação, ocorrendo por meio de reuniões de análise crítica, elaboração ou revisão do Planejamento Estratégico e, benchmarking com empresas do mesmo segmento. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com o intuito de verificar a eficácia das práticas de aprendizagem organizacional, bem como o diferencial competitivo gerado às organizações, pelo Prêmio Qualidade RS nas suas diferentes modalidades.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023por
dc.contributor.referee2Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3121401255411789por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples