Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorTrindade, Débora Francieli Vercelino da
dc.date.accessioned2015-05-13T14:34:30Z
dc.date.available2015-05-13T14:34:30Z
dc.date.issued2013-12-07
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/805
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractCurrently experiencing is a serious environmental crisis and eases it is necessary to conduct environmental education. Therefore the aim of this work is to sensitize parents and students of City School Kids My Small World, Ijuí RS, about the importance of preserving nature, using as instruments books. To achieve this goal an initial questionnaire was sent to parents then also realized sending a bag with books related to environmental education and requested that a record was made by drawing or writing about what else found it interesting and used for storytelling history of children. In data analysis, the written answers in the questionnaires were categorized according to the discursive textual analysis, which allows, after the deconstruction and unitarization, identify the categories that emerged. Activity in the questionnaire there was a participation rate of only 56 %, and the parents who responded to the questionnaire demonstrated an awareness of crisis experienced reporting their causes, consequences and ways to minimize it . In the activity bag reading was getting greater participation in an index of 82 % and of these a large sensitization was observed in relation to the importance of preserving nature. In storytelling of history was perceived involvement and extensive participation of children. With these results the initial question of this work: "Literature can assist in raising the family with respect to preservation of the environment " was answered positively evidencing the importance of developing environmental education in the everyday life of a school child education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleReflexões sobre questões ambientais através da literatura infantilpor
dc.title.alternativeReflections on environmental issues through children's literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente vivencia - se uma séria crise ambiental e para ameniza-la é necessária à realização de Educação Ambiental. Sendo assim o objetivo deste trabalho é de sensibilizar pais e alunos da Escola Municipal Infantil Meu Pequeno Mundo, Ijuí RS, sobre a importância de preservar a natureza, usando como instrumentos livros infantis. Para alcançar este objetivo foi enviado um questionário inicial aos pais, em seguida também se realizou o envio de uma sacola com livros relacionado à Educação Ambiental e solicitado que fosse feito um registro através de desenho ou escrita sobre o que mais acharam interessante e realizada uma contação de história as crianças. Na análise de dados, as respostas escritas nos questionários foram categorizadas segundo a análise textual discursiva, que permite, após a desconstrução e unitarização, identificar as categorias emergidas. Na atividade sobre o questionário houve um índice de participação de apenas 56% sendo que os pais que responderam o questionário demonstraram estar cientes da crise vivenciada relatando suas causas, consequências e formas de amenizá-la. Na atividade sacola de leitura houve maior participação ficando em um índice de 82% e dentre estes se observou uma grande sensibilização em relação à importância de preservar a natureza. Na contação da historia percebeu-se envolvimento e grande participação das crianças. Com estes resultados a pergunta inicial do presente trabalho: "A literatura pode auxiliar na sensibilização da família com relação à preservação do meio ambiente?" foi respondida positivamente ficando evidente a importância de desenvolver a Educação ambiental no cotidiano de uma escola de Educação infantil.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples