A utilização do design na gestão da qualidade: uma mudança de paradigmas no setor moveleiro de Santa Maria - RS
Fecha
2008-09-03Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo tem por objetivo identificar as necessidades dos clientes do setor moveleiro, com a finalidade de fornecer subsídios de ordem teórica e prática para agregar valor mediante o uso do design na produção, com o intuito de quebrar paradigmas empresariais. Além de apresentar a gestão de design e da qualidade como diferencial competitivo para micro e pequenas empresas (MPE s) nesse setor.
O design não tem sido devidamente estimulado na maioria dessas empresas, pelo fato de que seus benefícios ainda não estão sendo corretamente avaliados. A carência de profissionais do design nessas empresas é um grande desafio, pois envolve mudanças de paradigmas que a priori, diz respeito à aceitação do design como fator diferenciador. Para o embasamento teórico do estudo contextualizou-se a
indústria moveleira, enfatizando suas principais características, assim como também, a origem e evolução da gestão de design e qualidade. Como metodologia utilizou-se
a pesquisa quali-quantitativa.O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gestores das MPE s. Foram selecionadas três empresas que fazem parte do Núcleo Moveleiro de Santa Maria (NUMOV/SM).
Utilizou-se na pesquisa um questionário para buscar a opinião do consumidor a respeito da importância do uso do design como fator diferencial. Para os consumidores, a pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado nos quatro bairros com maior significância de compras, conforme a opinião dos gestores. A população total dos referidos bairros é de 66.113 pessoas. Desta população utilizou-se uma amostra estratificada válida de 385 questionários aplicados,
representando um nível de significância de 5%. As MPE s do setor moveleiro de Santa Maria/RS reconhecem a importância da utilização o design como fator competitivo, porém, esbarram no paradigma de que o design onera os custos de
produção. Os dados apresentados nesta pesquisa reforçam a necessidade das empresas utilizarem à gestão de design e da qualidade. Assim, a estratégia de design, nesse setor, gera inovação e consequentemente a credibilidade da empresa
perante o mercado.