O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000
Fecha
2008-10-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação consiste em um estudo de multicaso realizado em três empresas localizadas na cidade
de Panambi/RS. O principal objetivo do estudo é determinar os aspectos predominantes no processo
de aprendizagem em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000, como forma de estabelecer
um novo paradigma, identificando procedimentos que, se melhor gerenciados, poderiam propiciar
melhorias na empresa, com reflexos no desempenho organizacional. As variáveis investigadas foram
Intenção Estratégica e os Objetivos da Aprendizagem, Componentes do Aprendizado, Viabilizadores
do Aprendizado, Cultura da Organização e Gestão do Aprendizado. O questionário foi dividido em
cinco dimensões e aplicado nas empresas certificadas pela NBR ISO 9001:2000. A pesquisa de campo
foi realizada através do levantamento da opinião de 400 colaboradores das empresas pesquisadas. Para
a análise estatística descritiva dos dados, foi utilizado o software Sphinx Léxica e, para análise
multivariada, o software Statistica 7.0. A partir da análise descritiva aplicada aos colaboradores nas
empresas A, B e C, observa-se que a aprendizagem organizacional está presente dentro das
organizações pesquisadas, identificando a importância do indivíduo para o desenvolvimento
organizacional. Considerando todas as dimensões atribuídas no questionário, conclui-se que os
aspectos dos resultados exercem grande influência na avaliação da aprendizagem organizacional, tanto
dos gestores quanto dos colaboradores. Comparando as escalas de importância, verificou-se que as
empresas tiveram estimativas muito importantes, obtendo para elas, um resultado satisfatório. Esse
dado apresenta o quanto às expectativas dos colaboradores são importantes para a aprendizagem
organizacional. Na análise de cluster, foram importantes, na identificação, as questões com
similaridade, o que proporcionou uma redução no número da mesma. Antes de ser aplicada a Análise
de Cluster, aplicou-se o cálculo do alfa de Cronbach para verificar se os resultados dos questionários
eram coerentes. Quando se aplicou o método de ligação simples, fez-se podas nas variáveis com o
mesmo grau de informação e obteve-se α = 0,75. O método ligação simples representou todas as
dimensões do questionário, sem que houvessem questões classificadas em outras dimensões. A
Análise de Cluster identificou as variáveis que pertencem ao mesmo cluster, possibilitando, com isso,
averiguar quais as variáveis se identificam com a mesma finalidade. Após a retirada de variáveis com
a mesma finalidade dentro de cada cluster, obteve-se a formação de um novo questionário, o qual
ficou adequado para uma nova pesquisa, tornando, assim, o trabalho mais representativo em relação à
primeira aplicação. Os dados apresentados na análise descritiva e análise de cluster permitem concluir
que o objetivo do trabalho, inicialmente proposto, foi plenamente atingido na medida em que, tanto no
referencial teórico quanto na pesquisa de campo, os mesmos foram abordados e debatidos.