Um estudo sobre o papel da gestão escolar na construção da escola inclusiva
Abstract
A presente pesquisa objetivou analisar o papel da equipe gestora frente a educação inclusiva no Instituto Estadual Cardeal Arcoverde no município de Passo Fundo (RS). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram professor,direção e coordenação pedagógica. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância de transformar a realidade atual frente à inclusão escolar, propondo ações coletivas para a sua implementação, assim como políticas públicas que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É essencial que a inclusão envolva todos no processo educativo. Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, ao articular saberes em suas diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do indivíduo. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que proporciona a todos igualdade e respeite as diferenças .
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]