Gestão educacional e a formação continuada de profesores dos anos iniciais do município de Vera Cruz/RS
Abstract
Percebendo as exigências do cenário educacional contemporâneo, onde o papel do professor é central na aprendizagem formal dos alunos e sua formação está vinculada à qualidade da educação que tanto almejamos, o estudo elaborado teve por finalidade investigar as correspondências entre os temas abordados nas formações pedagógicas que a Secretaria Municipal de Educação do município de Vera Cruz/RS realiza com os educadores alfabetizadores de sua rede, com as reais necessidades percebidas por estes profissionais na realidade prática das salas de aula. Buscou-se compreender também, através de questionários, elaborados dentro de uma perspectiva qualitativa e utilizando a pesquisa participada, se os educadores sentem necessidade em participar das formações pedagógicas oferecidas pela SMED e outras formas de qualificação, as principais angústias e dificuldades que os profissionais demonstram em seu dia-a-dia em relação ao fazer pedagógico e se estes profissionais conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos na sua prática proporcionando aos educandos uma educação de qualidade. Os resultados demonstraram uma grande valorização à formação continuada, tanto a oferecida pela Secretaria Municipal de Educação quanto outras formas onde cada professor busca individualmente o estudo, pois consideram que estas proporcionam reflexões e trocas de experiências para se aperfeiçoarem. Os temas abordados nas formações promovidas pela SMED oferecem aos professores subsídios que correspondem às necessidades percebidas e estes podem ser aplicados na prática das aulas de modo a qualificar o ensino e a aprendizagem.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]