dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Ortiz, Marta Simone Dries | |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T11:41:05Z | |
dc.date.available | 2015-05-15T11:41:05Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/812 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The research project "Implications of school management in the ways of
assessment conducted in public schools in Arroio do Tigre city, seeks to understand
how management forms present in schools influences the evaluation practiced in the
first years of primary education, three city Elementary Schools. The research is a
case study, conducted through interviews with eleven teachers and five
administrator, three city schools. Applied pre-structured questionnaire with open
questions, which allow the analysis of qualitative nature. Search will know how
management forms imply the evaluation of school learning. Faced with this
challenge, we sought theoretical support in Political Pedagogical Project of the
schools surveyed, NCP authors and experts in the field school management and
evaluation. A Peter Demo review is necessary, but should be evaluated, with an eye
toward the human. Heloise Lück reveals the importance of school management to be
shared with the school community, in a new paradigm, articulated in a democratic
and participatory. It was concluded from the research with teachers and
administrators that the forms of management schools, belonging to a municipal
school system, very little influence on the criteria and decisions on the evaluation of
student learning. Likewise, mean little, the managers of the municipal education, in
decisions about the school's educational assessment. The evaluation of learning in
schools analisys, and within the same school is different. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre, RS | por |
dc.title.alternative | Implications of management school held in forms of Assessment in public schools in the city of Arroio do Tigre, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O projeto de pesquisa "Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre busca compreender como as formas de gestão presentes nas escolas influenciam nas formas de avaliação praticadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município. A pesquisa é um estudo de caso, realizada através de entrevistas com onze professores e cinco gestores, de três escolas da rede municipal de ensino. Aplicou-se questionário préestruturado com questões abertas, as quais permitem a análise de cunho qualitativo. Buscar-se-á saber como as formas de gestão implicam na avaliação da aprendizagem escolar. Diante desse questionamento, buscou-se subsídios teóricos no Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, PCN e autores especialistas no assunto gestão escolar e avaliação. Onde, Pedro Demo diz que avaliar é preciso, porém se deve avaliar com olhar voltado para o humano. E, Heloísa Lück revela a importância da gestão escolar ser compartilhada com a comunidade escolar, em um novo paradigma, articulada de forma democrática e participativa. Concluiu-se a partir da pesquisa com professores e gestores que as formas de gestão de escolas, pertencentes a um sistema municipal de ensino, influenciam muito pouco nos critérios e decisões sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Da mesma forma, implica pouco, os gestores do sistema municipal de educação, nas decisões sobre a avaliação pedagógica da escola. A avaliação da aprendizagem nas escolas pesquisadas, e dentro de uma mesma escola é diversa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |