Análise do perfil dos colégios militares baseado em dados de rendimentos de ensino
Abstract
Com o objetivo de determinar o perfil dos alunos e dos Colégios Militares, aplicam-se técnicas estatísticas multivariadas em dados dos alunos, disponibilizando assim subsídios para a tomada de decisões da administração. Realiza-se, primeiramente, a análise descritiva dos dados de quatro Colégios Militares, segundo um cruzamento de variáveis de rendimento escolar. Aplica-se análise multivariada em alguns indicadores de ensino, utilizando-se análise de aglomeração, componentes principais e discriminante. Pode-se identificar o número de alunos com rendimento baixo nas classes de origem social e compará-los entre as escolas. Utilizando graus das disciplinas, verificam-se agrupamentos que representam os atributos da área psicomotora/afetiva e ciências/cognitivas. Mostra-se um modelo formado pelas disciplinas mais representativas em um ano letivo comparadas com a necessidade de recuperação, classificando um aluno novo neste sistema. As técnicas aplicadas em indicadores de ensino mostram-se adequadas para a verificação da qualidade, pois, obedecendo a natureza multivariada, pode-se extrair informações relevantes utilizando-se diferentes casos e variáveis. A procura de conhecimento em bancos de dados tem se destacado como uma atividade desejável para descobrir e compreender padrões ocultos nas instituições, os quais nem sempre são visíveis através da simples observação. Desta forma, busca-se aumentar a competência e a criatividade nas instituições públicas, visando a organização e gestão de sistemas de qualidade, através do uso de metodologia para mostrar o desempenho comparativo entre as escolas e entre os próprios alunos.