Gestão estratégica e as competências gerenciais na estrutura organizacional do departamento de vendas
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, a qual utiliza, em suas atividades,
o Planejamento Estratégico. A presente pesquisa buscou identificar as competências gerenciais do Gerente de Vendas da empresa em questão. Para que esse objetivo fosse
alcançado, realizou-se uma revisão bibliográfica, sendo apresentada uma descrição e, posteriormente, análise de alguns dos principais modelos de planejamento estratégico e gestão estratégica encontrados na literatura, bem como os atuais modelos de organização e estrutura do Departamento de Vendas da empresa e também as funções e as competências, presentes e esperadas do Gerente de Vendas da empresa estudada. Para a coleta de dados, foi utilizada
entrevista estruturada, com o auxílio de questões abertas e fechadas, aplicadas junto ao Gerente de Vendas, seu superior e seus subordinados. Com tais entrevistas, foi possível a
indentificação de como é organizada a estrutura de vendas da empresa, sendo feita uma análise das competências gerenciais que tal profissional possui e deveria possuir, para um desempenho eficiente de sua função e uma otimização da Gestão Estratégica da organização.