Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Jonathan Mendes
dc.date.accessioned2017-02-07
dc.date.available2017-02-07
dc.date.issued2011-03-15
dc.identifier.citationFERREIRA, Jonathan Mendes. Case study on consumer satisfaction of the Fair of Solidarity Economics in Santa Maria - RS. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8184
dc.description.abstractFairs of solidarity economics stand out, increasingly, in world s economy. However, the great challenge is to offer quality in products and services to consumers, who become more and more demanding and critical. This research aims to identify whether the products that the Fair of Solidarity Economic in Santa Maria-RS offers fulfil consumers requirements. This research was divided into two phases. At the first, were developed and applied two questionnaires: one directed to the coordinators of groups of enterprises, in order to identify the satisfaction of entrepreneurs, and another one to the consumers, in order to identify their level of satisfaction, respecting to the quality of the Fair products. At the second, were crossed the data obtained by comparing the satisfaction levels of both groups surveyed, identifying the similarities and the differences on the quality of the products sold. The questionnaires were developed according to the SERVQUAL model, so it was possible measure the various dimensions of quality by a pre-established range. For data analysis, we used the Wilcoxon Test and Spearman Correlation. The data were processed using software Statistica 7.0. The results demonstrated the Fair of Solidary Economy of Saint Maria - RS to present satisfactory results, both in perception of the producers as consumers. It was concluded that the relationship contractor / consumers is extremely important for the competitiveness and dissemination of the principles of Solidarity Economics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia solidáriapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectSolidarity economiceng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.titleEstudo de caso sobre a satisfação do consumidor da Feira de Economia Solidária em Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeCase study on consumer satisfaction of the Fair of Solidarity Economics in Santa Maria - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs feiras de economia solidária destacam-se, cada vez mais, no setor econômico mundial. Contudo, o grande desafio é oferecer produtos e serviços com qualidade, aos consumidores, que se tornam, a cada dia, mais e mais exigentes e críticos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar se os produtos que a Feira de Economia Solidária comercializa satisfazem às exigências dos consumidores. A pesquisa dividiu-se em dois momentos. No primeiro momento, foram elaborados e aplicados dois questionários: um voltado aos coordenadores de grupos dos empreendimentos, para buscar o nível de satisfação dos empreendedores, e outro aos consumidores, para identificar o nível de satisfação, destes, quanto à qualidade dos produtos comercializados. No segundo momento, cruzou-se os dados obtidos, comparandose os níveis de satisfação de ambos os grupos pesquisados, identificando-se os pontos convergentes e divergentes, sobre a qualidade do produto comercializado. Para a elaboração dos questionários, tomou-se por base o modelo SERVQUAL, a fim de que se pudesse mensurar as diversas dimensões de qualidade através de uma escala pré-estabelecida. Para análise dos dados, utilizou-se os Testes de Wilcoxon e Correlação de Spearman. Os dados foram tratados através do software Statistica 7.0. Os resultados demonstraram a Feira de Economia Solidária de Santa Maria - RS apresentar resultados satisfatórios quer na percepção dos produtores quer na dos consumidores. Conclui-se a relação consumidor/produtor ser de suma importância para a competitividade e disseminação dos princípios de Economia Solidária.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.contributor.referee1Evangelista, Mário Luiz Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880377231722847por
dc.contributor.referee2Pizzolato, Morgana
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2847036488302692por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7977830229983776por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples