Mostrar registro simples

dc.creatorDalla Nora, Lissandro Dorneles
dc.date.accessioned2012-02-24
dc.date.available2012-02-24
dc.date.issued2011-06-27
dc.identifier.citationNORA, Lissandro Dorneles Dalla. PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO SETOR DE SERVIÇOS. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8195
dc.description.abstractGiven the context of a growing stake in the Brazilian economy's service sector, contributing to increased competitiveness, innovation in services is an issue that demands to be studied in greater depth and understanding. On the way to work together to advance the number of searches is that this work was proposed to develop a proposal for diagnosis of innovation and competitiveness in the service sector. To meet this objective the research developed in the literature review in a comprehensive, covering the terms of service, innovation and competitiveness, with an integrated knowledge base of the proposal. The research strategy adopted was to action research, a qualitative analysis for the study of the unit under investigation. The proposed diagnosis developed seeks to direct the model presented by the Center for Innovation and competitiveness in the sector under study, and development geared to the five factors: Production, Technology, Human Resources, Finance and Marketing. After having constructed the model and its application demonstrated dynamically, its validity, presenting as a diagnostic tool productive and practical to support consultants and managers in evaluating global companies, allowing also analyze the performance of the company in developing a competitive positioning considering all the dimensions given in the diagnosis. This work eventually helped to fill the gap identified by articulating a set of reports related to services in the development of the proposed diagnosis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovação organizacionalpor
dc.subjectCompetitividade empresarialpor
dc.subjectDiagnóstico organizacionalpor
dc.subjectSetor serviçospor
dc.subjectOrganizational innovationeng
dc.subjectBusiness competitivenesseng
dc.subjectOrganizational diagnosiseng
dc.subjectServices sectoreng
dc.titleProposta de diagnóstico da inovação e competitividade no setor de serviçospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDado o cenário de crescimento da participação na economia Brasileira do setor de serviço, contribuindo para uma maior competitividade, a inovação em serviços é um tema que demanda ser estudado com maior compreensão e aprofundamento. No caminho de colaborar para o avanço do número de pesquisas é que foi proposto este trabalho para o desenvolvimento de uma proposta de diagnóstico da inovação e competitividade para o setor de serviços. Para atender esse objetivo a pesquisa desenvolveu a revisão da literatura de maneira abrangente, cobrindo os termos serviço, inovação e competitividade, apresentando uma base de conhecimento integrado a proposta. A estratégia de pesquisa adotada foi à pesquisa-ação, para uma análise qualitativa do estudo da unidade em investigação. A proposta de diagnóstico desenvolvida buscou direcionar o modelo apresentado pelo Núcleo de Inovação e competitividade, ao âmbito do setor em estudo, sendo seu desenvolvimento orientado aos cinco fatores: Produção, Tecnologia, Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Depois de construído o modelo, sua aplicação demonstrou de forma dinâmica, a sua validade, apresentando-se como um instrumento de diagnóstico produtivo e prático no sentido de apoiar consultores e gestores na avaliação global de empresas, permitindo também analisar a atuação da empresa no desenvolvimento de formas competitivas de posicionamento considerando todas as dimensões atribuídas no diagnóstico. Este trabalho, por fim, colaborou para preencher a lacuna identificada ao articular um conjunto de literatura direcionada aos serviços no desenvolvimento da proposta de diagnóstico.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee1Simoneto, Eugênio de Oliveira
dc.contributor.referee2Ruppenthal, Janis Elisa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074971060238600por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382262598458324por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples