Mostrar registro simples

dc.creatorSchumacher, Luci Ines
dc.date.accessioned2012-03-06
dc.date.available2012-03-06
dc.date.issued2011-08-29
dc.identifier.citationSCHUMACHER, Luci Ines. ENVIRONMENTAL CERTIFICATION IN RIO GRANDE DO SUL/BRAZIL: A QUESTION OF MERCHANTABILITY, OF MARKETING OR ECOLOGICAL AWARENESS. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8197
dc.description.abstractThis work presents a research on the subject of environmental certification, as well as deployment and maintenance of an Environmental Management System (EMS) in organizations. Faced with a visible degradation suffered by the environment and the fight for increasingly aware consumers in search of green products, there is the concern of employers, as a condition of survival and the acquisition of environmental certification in order to gain new markets and fit within the rules that facilitate the achievement of investment. This research study aims to analyze the current status of NBR ISO 14001 in certified companies in Rio Grande do Sul/Brazil that were certified in 2005, showing the reasons which led them to obtain and maintain or not the certification and verify that the reasons for seeking certification are related to market needs, marketing and environmental awareness. The methodology used in the study was descriptive, qualitative and quantitative and survey, using a structured questionnaire for data collection. The questionnaire was sent to certified companies and it had a returno 41 questionnaires that were sent to certified companies, showing the context in which they operate and purpose of organizations regarding ISO 14001 certification. From the analysis of research material it was concluded that the main motivator focus on obtaining and maintaining the ISO 14001 in environmental certification is a marketing question, which gained strength from recent environmental requirements coming from the stakeholders.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema de gestão ambientalpor
dc.subjectCertificação ISO 14001por
dc.subjectResponsabilidade ambientalpor
dc.subjectEnvironmental management systemeng
dc.subjectISO 14001 certificationeng
dc.subjectEnvironmental responsibilityeng
dc.titleCertificação ambiental no Rio Grande do Sul: uma questão mercadológica, de marketing ou consciência ecológicapor
dc.title.alternativeEnvironmental certification in Rio Grande do Sul/Brazil: a question of merchantability, of marketing or ecological awarenesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa relativa ao tema da certificação ambiental, bem como implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Diante de um quadro visível de degradação sofrida pelo meio ambiente e da luta de consumidores cada vez mais conscientes na busca de produtos ecologicamente corretos, nota-se a preocupação dos empresários, e como condição de sobrevivência a aquisição da certificação ambiental, a fim de conquistarem novos mercados e se enquadrarem dentro das regras facilitadoras da obtenção de investimentos. Essa pesquisa tem como objetivo de estudo a análise da situação atual da certificação NBR ISO 14001 em empresas do Rio Grande do Sul que estavam certificadas em 2005, demonstrando os motivos que as levaram a obter e manter ou não a certificação, bem como verificar se os motivos da busca pela certificação estão relacionados a necessidades de mercado, marketing ou consciência ecológica. A metodologia utilizada na pesquisa foi descritiva, quali-quantitativa e de levantamento, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado. Obteve-se um retorno de 41 questionários que foram encaminhados às empresas certificadas, diagnosticando-se o perfil, demonstrando o contexto onde estão inseridas e a finalidade das organizações com relação à certificação ISO 14001. A partir da análise do material de pesquisa, conclui-se que o foco motivador principal da obtenção e manutenção da certificação ambiental ISO 14001 é a questão mercadológica, que ganhou força a partir das recentes exigências ambientais oriundas dos stakeholders (uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização, e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa outra organização).por
dc.contributor.advisor1Silveira, Djalma Dias da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723875A1por
dc.contributor.referee1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee2Bertuol, Daniel Assumpção
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773021H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4277207U5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples