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dc.creatorMarchesan, Teresinha Maria
dc.date.accessioned2007-02-12
dc.date.available2007-02-12
dc.date.issued2006-11-16
dc.identifier.citationMARCHESAN, Teresinha Maria. Assessment of the teaching process: a multivariate approach. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8225
dc.description.abstractThe practice of quality in university management is done with the engagement of all school community. Thus, through the evaluation of the teaching process, the present work aimed at identifying weak and strong points of teaching process based on student s opinion and using multivariate analysis. In this study questionnaires that included the following categories of variables were considered: 1) student s selfevaluation, 2) assessment of the content s importance to the course and the professor s pedagogical performance, 3) professor s assessment by students and 4) student s assessment by professor. The data obtained at the end of 2003 composed the first sample that represented a participation of 54% of students attending International Business Major. The data concerning the assessment processes carried out in the end of 2005 composed a participation of 87% of students enrolled in the undergraduate courses of the institution. The information was processed using the statistical technique of factorial analysis with normal varimax rotation. The factorial analysis resulted in factors with satisfactory internal consistency that define these dimensions: 1) situations of stimulus by the professor to student seeks knowledge with an explanation of 50%, 2) with 21% of explanation, students mentioned the relationship between content and course s objectives and their practical applications as satisfactory, 3) methodological situations appropriated to the learning and teaching processes with 11% of explanation and as a weak point in the teaching process, 4) interdisciplinarity was not perceived by students as really important and 5) attendance to library and reading habit must be more motivated as well as participation in congresses and research projects. Through the internal consistency of factors, the results showed the validity of the construct which supports the teaching processes of this institution. Thus, this way of analyzing data favors a better observation of managers about the student s perceptions of the teaching process in a specific situation, enabling to direct investments in search of quality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise multivariadapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectMultivariate analysiseng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleAvaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariadapor
dc.title.alternativeAssessment of the teaching process: a multivariate approacheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, através da avaliação do processo de ensino, o presente trabalho objetivou identificar, na opinião do discente, os pontos fracos e fortes do processo de ensino, por meio da análise multivariada. Assim sendo, para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as categorias de variáveis: 1) auto-avaliação do aluno, 2) avaliação da importância dos conteúdos para o curso e o desempenho pedagógico do professor, 3) avaliação docente pelo discente e 4) avaliação discente pelo docente. Os dados obtidos no final de 2003 compuseram a primeira amostra que apresentou uma participação de 54% dos alunos do curso de administração em comércio exterior. Os dados referentes ao processo de avaliação realizado ao final de 2005 corresponderam a uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da Instituição de Ensino Superior IES. As informações foram processadas utilizando-se a técnica estatística de análise fatorial com rotação varimax normalizada. Da análise fatorial, resultaram fatores, com consistência interna satisfatória que definiram as dimensões: 1) situações de estímulo por parte do professor para o aluno buscar conhecimento com uma explicação de 50%, 2) com 21% de explicação os alunos referiram-se às relações entre conteúdos e objetivos do curso e suas aplicações práticas como satisfatórias, 3) situações metodológicas apropriadas para o processo de ensino e aprendizagem com 11% de explicação e como ponto fraco no processo de ensino, 4) a interdisciplinaridade não foi percebida pelo aluno com a real importância e 5) a freqüência à biblioteca e o hábito da leitura devem ser bem mais motivados como também a participação em eventos, a pesquisa e extensão. Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do construto que dá suporte ao processo de ensino desta IES. Desse modo, essa forma de análise favorece uma melhor observação dos gestores nas percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino em determinada situação, possibilitando, assim direcionar investimentos em busca da qualidade.por
dc.contributor.advisor1Souza, Adriano Mendonça
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271075797851198por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee2Bisognin, Vanilde
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245060231128858por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5532282319964795por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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