TCC Comunicação Social - Relações Públicas
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação Social - Relações Públicas
Submissões recentes
-
Arquitetura Efêmera: uma abordagem de Relações Públicas para melhor experiência nos eventos
(2024-08-23)Este trabalho explora a presença da Arquitetura Efêmera no apoio à eventos, com o objetivo geral de analisar como essa forma de arquitetura pode melhorar a experiência dos públicos. O estudo possui um caráter exploratório ... -
Comunicação organizacional e inteligência artificial: estudo preliminar para reflexão sobre técnicas de Relações Públicas
(2024-12-04)Este estudo tem como tema a inserção da Inteligência Artificial dentro das atividades e técnicas de Relações Públicas na perspectiva da Comunicação Organizacional. O objetivo é identificar o estado da arte sobre o uso de ... -
O que gera conexão? Estudo das estratégias comunicacionais dos influenciadores virtuais do varejo brasileiro
(2025-01-17)Este estudo analisa o processo de evolução sociotécnica e sociossimbólica que levou à adoção de influenciadores virtuais como estratégia de comunicação de marcas. Examina as transformações nos meios de comunicação e seus ... -
O hiperlocalismo como estratégia de relacionamento com stakeholders: um estudo de caso da Delivery Much Brasil
(2024-12-12)Esta monografia analisa como a Delivery Much Brasil, franqueadora do segmento de delivery, aproveita o hiperlocalismo como estratégia de relacionamento com os seus stakeholders. A contextualização bibliográfica da Teoria ... -
De microempresa a influencer: aplicação da Metodologia REATIVA, proposto por Carolina Terra, no contexto de uma microempresa de roupas e seus resultados
(2024-12-12)Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia REATIVA, desenvolvida por Carolina Terra (2021), em uma microempresa de roupas masculinas, Ferries, que opera quase que exclusivamente no ambiente digital e possui recursos ... -
Relações Públicas na construção de imagem e valores em instituições de ensino
(2023-12-13)Esta monografia centra-se nas estratégias de Relações Públicas aplicadas em instituições de ensino para a edificação de imagem e valor. Nela, foram formuladas hipóteses sobre as práticas adotadas por essas instituições com ... -
O Código de Ética de Relações Públicas e as práticas profissionais na contemporaneidade
(2024-12-10)Este trabalho tem como tema a ética profissional em Relações Públicas. A temática delimita-se pela especialidade da área da comunicação nas relações humanas e no trato das informações, que necessita de diretrizes e normas ... -
Criação de roteiro para minidocumentário: RP em crise - as Relações Públicas diante da crise climática
(2024-12-12)O presente projeto experimental trata-se da criação de um roteiro para um minidocumentário que aborde o fazer das relações públicas frente à crise climática. Com o objetivo geral de conceber um roteiro para um minidocumentário ... -
Comunicação e educação superior pública: MEC_Conecta e Descubra UFSM como estratégias de comunicação e estímulo ao ingresso
(2024-12-06)De acordo com o Censo da Educação Superior Brasileira, as taxas de ingresso correspondem a apenas 17,86% das vagas ofertadas para as instituições de ensino superior, relacionando um afastamento do público possível ingressante ... -
Combate ao racismo: uma análise das estratégias de comunicação adotadas pelo Sport Club Internacional
(2024-12-12)Este trabalho tem como objetivo verificar como são desenvolvidas as estratégias de comunicação no combate ao racismo por um clube de futebol brasileiro, neste caso, o Sport Club Internacional, da cidade de Porto Alegre/RS. ... -
Estratégias de comunicação e esporte olímpico: a atuação do Comitê Olímpico Internacional na promoção da Equipe Olímpica de Refugiados
(2024-12-12)Este estudo tem como objetivo mapear e analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Comitê Olímpico Internacional para promover a Equipe Olímpica de Refugiados. A pesquisa parte de um panorama sobre o contexto ... -
Revista Ciência Rural: proposta de desenvolvimento de um guia para divulgação científica
(2024-12-12)A divulgação científica consiste na democratização do acesso ao conhecimento científico, incluindo pesquisas, inovações e conceitos, com o objetivo de envolver cidadãos comuns e leigos no debate sobre temas específicos e ... -
Estratégias discursivas: o uso do humor irônico para cobrança de direitos públicos
(2024-12-19)O uso constante da tecnologia nas relações sociais tem transformado significativamente os comportamentos humanos, especialmente no âmbito das interações em plataformas digitais. Essas plataformas promovem um senso de ... -
Relações públicas na era dos dados: análise das competências e desafios para um maior uso de dados por profissionais em um ambiente data-driven
(2024-12-16)O estudo analisou as competências e habilidades necessárias para que relações-públicas utilizem dados de forma eficaz na proposição de estratégias de relacionamento organizacional. A pesquisa qualitativa e exploratória ... -
A relação entre consumidoras e marca a partir das campanhas publicitárias de Dia das Mães de O Boticário
(2024-12-11)Os ideais que sustentam um conceito mais amplo sobre o que vem a ser a maternidade na nossa sociedade se estruturam histórica e culturalmente, disseminando padrões e definindo ações que mães devem seguir para criar seus ... -
Comunicação Integrada: um guia básico de estratégias e ações para o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2024-12-13)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a elaboração de um Manual de Comunicação Integrada para o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ... -
Memes como estratégia de comunicação pública: o caso da prefeitura de Santa Maria/RS
(2024-12-06)Este estudo analisa a inserção de replicações sociais, conhecidas como memes, em uma estratégia transformadora da comunicação pública atual, impulsionada durante a pandemia da Covid-19, destacando sua inovação no ambiente ... -
Grafite é arte que conecta: um estudo de caso do Museu de Arte de Rua de São Paulo em uma perspectiva das relações públicas
(2024-12-17)Tendo em vista o importante contexto de arte urbana na cidade de São Paulo e após a identificação de significativa lacuna no que diz respeito aos estudos que interligam a profissão de Relações Públicas em espaços de ... -
Formatura institucional da UFSM: manual de planejamento e execução das colações de grau realizadas no Centro de Convenções
(2019)Esse projeto experimental tem o intuído de sistematizar os processos para as colações de grau realizadas no Centro de Convenções da UFSM. Tem como objetivo geral propor a padronização das ações para o processo de organização ... -
Comunicando a diversidade: guia de inclusão da diversidade nas organizações
(2024-08-30)O projeto experimental tem como objetivo a criação de um guia que possa colaborar para a inclusão e a empregabilidade da população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, ...