TCC Comunicação Social - Relações Públicas
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação Social - Relações Públicas
Submissões recentes
-
Formatura institucional da UFSM: manual de planejamento e execução das colações de grau realizadas no Centro de Convenções
(2019)Esse projeto experimental tem o intuído de sistematizar os processos para as colações de grau realizadas no Centro de Convenções da UFSM. Tem como objetivo geral propor a padronização das ações para o processo de organização ... -
Comunicando a diversidade: guia de inclusão da diversidade nas organizações
(2024-08-30)O projeto experimental tem como objetivo a criação de um guia que possa colaborar para a inclusão e a empregabilidade da população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, ... -
Marcas de governo: leituras semióticas das logomarcas presidenciais nas gestões Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula
(2024-09-04)O estudo tem como objetivo analisar as logomarcas dos governos Dilma-Temer (2015-2018), Bolsonaro (2019-2022) e Lula (2023), explorando como esses elementos visuais refletem e reforçam as ideologias políticas desses ... -
Relações públicas e gestão de marcas andam juntas: um estudo de caso sobre a Netflix Brasil
(2023-01-23)Tendo em vista que as marcas precisam cada dia mais se posicionar de forma coerente e forte, o presente estudo trata sobre a ligação entre Gestão de Marcas Líderes e Relações Públicas, a fim de investigar as estratégias ... -
Invisibilidade do patrimônio cultural negro: uma análise do documentário "AmarElo - É Tudo Pra Ontem"
(2024-08-21)Este trabalho de conclusão de curso investiga a invisibilidade do patrimônio cultural negro no Brasil, com ênfase na cidade de São Paulo, e examina como essa invisibilidade impacta a construção e reafirmação da identidade ... -
Negócios locais e a presença digital: a expansão da rede de distribuição de produtos artesanais
(2023)Esse projeto visa explorar a potencialidade da agroindústria familiar mineira, “Pé de Jabuticaba”, com o objetivo de ampliar a distribuição de seus produtos a partir de ferramentas digitais, levando em conta a sua localização ... -
Comunicação Pública no contexto de parques tecnológicos em fase inicial: perspectivas e desafios no Inovatec/UFSM
(2023-11-30)O presente estudo propõe analisar a triangulação entre comunicação pública, universidade e parques tecnológicos, caracterizando o cenário comunicativo de um parque em fase de implantação: O Parque de Inovação, Ciência e ... -
Meu primeiro garimpo: moda circular e mapa de brechós em Santa Maria - RS
(2023)O presente projeto experimental visou explorar e disseminar a cultura de brechós como uma ferramenta para a conscientização e a difusão de conhecimento sobre a moda circular e fomentar discussões sobre adesão à prática de ... -
Mulheres e estilo de vida fitness: os atravessamentos do consumo sob a luz teórica de Nestor Garcia Canclini
(2023-12-11)Esta pesquisa parte do pressuposto de que a busca pela perfeição física estimulada pela mídia fitness pode ter um impacto significativo na relação das mulheres com seus próprios corpos e na prática de exercícios físicos. ... -
Comunicação estratégica: a construção do posicionamento da marca Boca Rosa Beauty
(2023-12)O presente trabalho acadêmico analisa a construção do posicionamento de marca da Boca Rosa Beauty por meio das estratégias utilizadas na rede social do Instagram da marca e do perfil profissional de Bianca Andrade durante ... -
Pinchip27: estabelecendo relações com a comunidade gamer
(2023)Este projeto tem como objetivo explorar os jogos eletrônicos e a sociabilidade que eles geram, através de duas experimentações: uma realizada no X e outra no TikTok. A disseminação do conteúdo nessas plataformas visa ... -
As temáticas concernentes à comunidade LGBTQIA+ em sitcoms: uma análise sobre imaginários sócio-discursivos em Modern Family
(2023)O discernimento de que os meios de comunicação incidem na sociedade, e vice-versa, permite localizar produções midiáticas como pontos focais na construção e reprodução de um pensamento coletivo, sendo ferramenta imprescindível ... -
Reflexões sobre inteligência artificial e a área de relações públicas
(2023-12-12)A ascensão das tecnologias de inteligência artificial tem gerado debates sobre seus impactos nas esferas social, cultural e econômica. Este trabalho se propõe a investigar as percepções dos profissionais de Relações Públicas ... -
A percepção de eventos esportivos: o caso Stock Car Pro Series
(2023)Este trabalho busca demonstrar a importância da comunicação em eventos esportivos para a obtenção de resultados positivos nas relações com seus diferentes públicos. Tem como tema central os eventos esportivos, com delimitação ... -
Comunicar na crise: guia para prefeituras na gestão de crise em saúde pública
(2023-12-12)Este trabalho emerge da necessidade em aprimorar a Comunicação Pública das prefeituras, principalmente em situações de crise em saúde pública, como a pandemia da COVID-19. A partir de recortes teóricos de autores como Jorge ... -
Ritos matrimoniais na era digital: análise da influência do Instagram e TikTok na divulgação de práticas de casamento
(2023)O presente trabalho de conclusão de curso, explora estratégias de divulgação de ritos de passagem em cerimônias de casamento por meio das plataformas sociais TikTok e Instagram. A pesquisa foca na compreensão da dinâmica ... -
Planejamento estratégico de comunicação para a Prosper Contabilidade
(2023-12-12)Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Relações Públicas consiste em um projeto experimental, que apresenta o planejamento de comunicação estratégica elaborado para a empresa de contabilidade Prosper. O objetivo ... -
As temáticas concernentes à comunidade LGBTQIA+ em sitcoms: uma análise sobre os imaginários sócio-discursivos em Modern Family
(2023)O discernimento de que os meios de comunicação incidem na sociedade, e vice-versa, permite localizar produções midiáticas como pontos focais na construção e reprodução de um pensamento coletivo, sendo ferramenta ... -
Mulheres e o estilo fitness: os atravessamentos do consumo sob a luz teórica de Néstor García Canclini
(2023-12-11)Esta pesquisa parte do pressuposto de que a busca pela perfeição física estimulada pela mídia fitness pode ter um impacto significativo na relação das mulheres com seus próprios corpos e na prática de exercícios físicos. ... -
Planejamento estratégico de comunicação para a Prosper Contabilidade
(2023-12-12)Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Relações Públicas consiste em um projeto experimental, que apresenta o planejamento de comunicação estratégica elaborado para a empresa de contabilidade Prosper. O objetivo ...