A satisfação dos alunos de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria
Date
2013-06-14Metadata
Show full item recordAbstract
As Instituições de Ensino Superior no Brasil, com base em uma política pública de incentivos
à Educação a Distância (EaD), juntamente com as facilidades disponibilizadas pelas
Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC), têm realizado investimentos significativos
nessa modalidade de ensino. Mesmo que os interesses de cada universidade possam ser
distintos, os benefícios individuais do processo de ensino-aprendizagem e os retornos para a
sociedade justificam as melhorias na infraestrutura para o atendimento de demandas inerentes
ao processo. Nesse sentido, o estudo relaciona questões específicas para analisar quais são as
variáveis que influenciam na satisfação de alunos vinculados nos cursos de EaD em nível de
graduação e pós-graduação. Com base na literatura, adaptou-se um modelo que define
dimensões, constructos e variáveis para a análise. As dimensões consideradas são: Satisfação
Percebida do EaD (variáveis dependentes), e as dimensões (variáveis independentes) Aluno;
Professor/Tutor; Curso; Tecnologia; Ambiente do Curso e Modelo de Ensino. Os
participantes da pesquisa foram todos os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação a
distância do sistema da Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal de Santa
Maria, localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para a análise dos dados e com o
objetivo de reduzir variáveis sem correlação, inicialmente se utilizaram do método de análise
fatorial e correlação de Pearson. Na busca da predição de uma variável sobre a outra
explicar as relações entre variáveis dependentes e independentes do modelo bem como a
validação do modelo utilizado, utilizou-se regressão múltipla. Em relação à confirmação do
modelo, os resultados da regressão múltipla revelaram quatro variáveis como preditoras da
satisfação dos alunos EaD: Flexibilidade do Curso e Qualidade do Curso pertencente à
dimensão Curso e as variáveis Utilidade Percebida e Facilidade Percebida pertencente à
dimensão Modelo de Ensino. Os constructos, Qualidade Curso, Flexibilidade Curso, Utilidade
Percebida e Facilidade de Uso Percebida (previsores/independentes do modelo), explicam
40,6% da variância. Com esse resultado foi possível concluir que a eficiência do modelo e
sobre a satisfação dos alunos do EaD. Além disso, estabelecer uma relação com a
infraestrutura do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem no que diz respeito à
flexibilidade e facilidade de cursar uma graduação e ou pós-graduação nessa modalidade de
ensino, bem como no que diz respeito à qualidade e utilidade dos cursos.