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dc.creatorScheid, Julio Cesar
dc.date.accessioned2014-08-14
dc.date.available2014-08-14
dc.date.issued2013-07-31
dc.identifier.citationSCHEID, Julio Cesar. OS OBJETIVOS DE ENDOMARKETING E A ISO 15189 NA GESTÃO DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8299
dc.description.abstractThis study presents a proposal with internal marketing objectives in the management of clinical laboratories that can be used in the deployment and development of quality management system according to ISO 15189 and appropriate for the purpose of accreditation of these laboratories in organisms that provide recognition. The Proposal for internal marketing objectives for the development of appropriate quality management system and according to ABNT NBR NM ISO 15189-medical laboratories-particular requirements for quality and competence was the general objective in this work. To this end, the present study addressed the situation of international accreditation system scenarios, management systems, internal marketing and organizational culture. Also examined the relationship between the ISO 15189 and the RDC from ANVISA 302 technical regulation establishing management, technical requirements and mandatory. In the results, the search brought the accreditation data interpretation in a number of countries that are in the area. In the central instrument of research were obtained subsidies of a certain group of clinical laboratories located in a city average of Rio Grande do Sul-Brazil, which reported through replies to a questionnaire, particularities and reality Lab's own management and internal marketing use. The methodology was classified as exploratory. The proposed objectives serve as the basis for a laboratory use them as boosters in the management, internal marketing and internal awareness of purpose goals believed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectAcreditaçãopor
dc.subjectISO 15189por
dc.subjectSistema de gestão da qualidadepor
dc.subjectInternal communicationeng
dc.subjectInternal marketingeng
dc.subjectAccreditationeng
dc.subjectISO 15189eng
dc.subjectQuality management systemeng
dc.titleOS OBJETIVOS DE ENDOMARKETING E A ISO 15189 NA GESTÃO DE LABORATÓRIOS CLÍNICOSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma proposta com objetivos de endomarketing na gestão de laboratórios clínicos que podem ser utilizados na implantação e desenvolvimento de sistema de gestão da qualidade adequado e conforme a ISO 15189 para fins de acreditação desses laboratórios em organismos que fornecem reconhecimentos. A proposta de objetivos de endomarketing para desenvolvimento de sistema de gestão da qualidade adequado e conforme a ABNT NBR NM ISO 15189 Laboratórios de análises clínicas - Requisitos especiais de qualidade e competência foi o objetivo geral nesse trabalho. Para isso, o presente estudo abordou a conjuntura de cenários do sistema internacional de acreditação, os sistemas de gestão, o endomarketing e a cultura organizacional. Também analisou a relação entre a ISO 15189 e o regulamento técnico RDC 302 da ANVISA que estabelecem requisitos de gestão, técnicos e mandatórios. Nos resultados, a pesquisa trouxe a interpretação dos dados de acreditações em uma série de países que se destacam na área. No instrumento central da pesquisa foram obtidos subsídios de um determinado grupo de laboratórios clínicos localizados em uma cidade cuja população enquadra-se como de tamanho médio no âmbito do estado do Rio Grande do Sul Brasil. Integrantes dos laboratórios relataram através de respostas a um questionário, particularidades e realidades de gestão do próprio laboratório e endomarketing utilizado. A metodologia foi classificada como exploratória. Os objetivos propostos servem de base para que um laboratório utilize-os como impulsionadores na gestão, endomarketing e conscientização interna com finalidade de atingir metas de acreditação e melhoria contínua.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee1Rubin, Mara Iolanda Batistella
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787138U6por
dc.contributor.referee2Nascimento, Paulo Cicero do
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788664D2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2016194972160055por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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