Análise da organização formal dos processos de trabalho dos hospitais universitários federais do RS: segurança dos pacientes e dos profissionais
Resumo
Este estudo objetivou analisar a organização formal dos processos de trabalho nos quatro Hospitais Universitários Federais do RS, Brasil, sob a ótica da qualidade, segurança dos pacientes e dos profissionais. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de natureza qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de instrumento de pesquisa semiestruturado, respondido pelos quatro profissionais que atuam nos serviços de qualidade ou similar das referidas instituições, nos meses de junho e julho de 2014. Foram respeitados os preceitos éticos para a realização de pesquisas com seres humanos previstos na Resolução 466/12/CNS. A análise integrada dos resultados permitiu argumentar que os Hospitais Universitários, vão sendo progressivamente sensíveis à importância da modelagem dos processos de trabalho, para obtenção de um padrão de assistência. Todos consideraram importante a organização formal dos processos de trabalho (manuais de trabalho) e entenderam que essa influencia positivamente, na segurança dos pacientes e dos profissionais. Identificou-se a existência de estrutura formal de padronização dos processos de trabalho, porém, em apenas um HU há um serviço de qualidade estruturado e com certificação em programa de qualidade. Há deficiência na utilização de ferramenta de qualidade, e de gestão, amplamente difundida na literatura. Como principal dificuldade na organização dos processos de trabalho apareceu a resistência dos funcionários, seguido por excesso de outras atividades e falta de infraestrutura. Entende-se que para melhorar a segurança institucional a alternativa pode ser a adoção de um programa de qualidade, sendo o processo coordenado por uma equipe de qualidade, implementado de forma participativa, visando diminuir a resistência ao novo, às mudanças. É essencial que as metas da qualidade façam parte da política institucional, para que sejam vistas como metas comum a todos, com participação dos gestores. Percebe-se que os HUs possuem inúmeros desafios, principalmente, relacionados à gestão de pessoas. É preciso desenvolver gestores capazes de comprar essa ideia , ou seja, comprometidos com a gestão da qualidade.