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dc.creatorOliveira, José Renê de
dc.date.accessioned2015-11-09
dc.date.available2015-11-09
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Renê de. STRATEGIC PLANNING IN ENTERPRISES OF ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METAL CENTRO. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8351
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the use of Strategic Planning at the companies of the Local Productive Arrangement Metal Center. This is a qualitative, descriptive and exploratory research. To collect the data, we used a questionnaire that was applied to the 48 companies members of the Local Productive Arrangement Metal Center. The data were analyzed using descriptive statistics using tables, multiple correspondence analysis, Chi-square test and Fisher's exact test, with statistical software. The analysis of multiple correspondence identified two groups of companies. Group A includes the profile of businessmen who only participate the Local Productive Arrangement Metal Center with younger leaders and less graduated. The businessman ignores and doesn't know partially or fully Strategic Planning. Group B is formed by businessmen who participate in associations or professional associations, and are older with higher level of education. The businessman of this group consider important and apply the Strategic Planning. Chi-square test showed significant relationship (p<0.05) between the characteristics of businessman and the implementation of the Strategic Planning. The age, level of education, the form of preparation of Strategic Planning, the level of knowledge and the involvement of the businessmen were the variables that showed more associations between variables related to the preparation and implementation of the Strategic Planning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectArranjo produtivo localpor
dc.subjectAnálise de correspondênciapor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectLocal productive arrangementeng
dc.subjectCorrespondence analysiseng
dc.titlePlanejamento estratégico em empresas do arranjo produtivo local metal centropor
dc.title.alternativeStrategic planning in enterprises of arranjo produtivo local metal centroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar a utilização do Planejamento Estratégico nas empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Metal Centro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário que foi aplicado aos 48 empresários integrantes do Arranjo Produtivo Local Metal Centro. As informações foram analisadas por meio da estatística descritiva utilizando tabelas, análise de Correspondência Múltipla, teste de Associação do Qui-Quadrado e teste exato de Fisher, com o auxílio de softwares estatísticos. A análise de Correspondência Múltipla identificou dois grupos de empresas. O grupo A engloba o perfil de empresários que participam apenas do Arranjo Produtivo Local Metal Centro, com líder relativamente jovem e menor grau de instrução. O empresário desconhece ou não aplica parcialmente ou totalmente o Planejamento Estratégico. O grupo B é formado pelos empresários que participam de várias associações ou entidades de classe, com líder de faixa etária maior e com maior grau de escolaridade. Os empresários deste grupo consideram importantes e aplicam o Planejamento Estratégico. Os testes de Associação mostraram relações significativas (p<0,05) entre as características dos empresários e a aplicação do Planejamento Estratégico. A faixa etária, o grau de escolaridade, a forma de elaboração do Planejamento Estratégico, o grau de conhecimento e o envolvimento do empresário foram as variáveis que mostraram mais associações entre as variáveis relacionadas à elaboração e implementação do Planejamento Estratégico.por
dc.contributor.advisor1Weise, Andreas Dittmar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329623071793399por
dc.contributor.referee1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee2Rabenschlag, Denis Rasquin
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008073653404072por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553288183360269por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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