Integração do Balanced Scorecard e modelo de Slack com ênfase na gestão do desempenho organizacional para o ramo de telecomunicações
Fecha
2016-02-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Na atual conjuntura do cenário econômico, as organizações necessitam direcionar seus esforços para maximizar a eficácia de sua Gestão Organizacional. Assim, o uso de ferramentas e indicadores de desempenho, como o Balanced Scorecard (BSC) e o Modelo de Slack direcionam a organização por meio de perspectivas que alinham ações da empresa com suas estratégias, permitindo, dessa forma, a avaliação de desempenho e norteando a Gestão Organizacional. Neste contexto, o presente estudo está pautado na integração do BSC e Modelo de Slack. Pois na era da tecnologia e informação, uma batalha é travada no mercado consumidor, obrigando as empresas a entregarem seus produtos e serviços de forma mais rápida e com qualidade. As intempéries deste setor ditam regras de como os Agentes Autorizados (representantes) devem se portar diante do mercado, tornando complexo o processo de gestão, quando se trata de expandir seus negócios e traçar estratégias em longo prazo. Neste sentido, a pesquisa apresenta-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, além da utilização do Método Fuzzy Delphi como forma de validação do painel de indicadores, desenvolvido a partir das variáveis dos modelos com a realidade espelhada pelo ramo de Telecomunicações. Como resultado dessa integração, tem-se a criação de um Painel de Indicadores de Desempenho para o ramo de Telecomunicações, tendo como ênfase a Gestão Organizacional. A transformação das respostas obtidas em NTFs permitiu diminuir as imprecisões e apontou que as percepções dos gestores quanto ao grau de importância acerca dos indicadores aproximou da função de pertinência (3,0; 4,0; 5,0), ou seja, para o termo 4 de Muito Importante. A eliminação dos indicadores com Gi < 3,35 não influenciaram no painel proposto, pois devido ao seu Gi (soma), pertenciam aos graus de Sem Importância (SI), Pouco Importante (PI) e Indiferente (I). Por fim, destaca-se a relevância deste estudo para a comunidade acadêmica quanto para a organização participante e o ramo de Telecomunicações.