Ciclos reais de condução veicular em Santa Maria e seus impactos em consumo e emissões
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2016-03-23Metadatos
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Objetivando a melhoria na qualidade do ar urbano e o atendimento à legislação, a tecnologia
veicular está em constante desenvolvimento. O foco está em técnicas para redução,
tanto do consumo de combustível quanto de emissões de gases do efeito estufa. As tecnologias,
entretanto, possuem diferentes impactos dependendo da cidade, das condições
de tráfego e do planejamento, assim como demais fatores socioeconômicos e culturais que
interfiram no modo de condução. Com isso, ciclos padrões de condução, como NEDC e
FTP75, por exemplo, não representam com propriedade a condição atual de tráfego e estão
sendo gradativamente substituídos pelos ciclos reais de condução. Esta dissertação
objetiva analisar o impacto de ciclos reais no trânsito urbano da cidade de Santa Maria-
RS, no âmbito de emissões e consumo de combustível. Dados de ciclos reais de condução
foram coletados para meios de transporte motorizados e introduzidos em modelos
computacionais, visando simular um veículo percorrendo o trajeto pré-estabelecido. Assim,
avaliaram-se carros de passeio e ônibus urbanos em diferentes condições de tráfego.
Em posse dos resultados foram realizadas as comparações com ciclos padrão existentes,
onde verificaram-se subestimações de mais de 50% nas emissões por ciclos padrão frente
à condições reais de tráfego intenso. A simulação de sistemas para a redução nas emissões
de poluentes em motores Diesel, operando em condições reais, confirmou reduções
de mais de 90% nas emissões de MP, CO e HC e de 40% nas emissões de NOx.