Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorEggres, José Luis Viera
dc.date.accessioned2015-06-02T14:24:49Z
dc.date.available2015-06-02T14:24:49Z
dc.date.issued2011-10-26
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/849
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe redemocratization of Brazil, the promulgation of 1988 Constitution and the edition of Federal Law 9.394/96 - LDB brought the issue of concern to rescue a significant portion of youngs and adults who didn't have access to school or scaped from them in the "regular" age. The universalization of education proposed from this new reference did to increase the supply of schools and of enrollments. This way, enabled the poorer sections of society had acess to the public education system. In this area the PROEJA was conceived. Front to these changes and the propose about deploying in Brazil a education program who has as objective to include all that historically were private of school acess, it's necessary to think about the guidelines and principles, and principles of the PROEJA modality to an understanding to what dimension, in the teacher vision, the program has effectively achieved the expected school performance. Performance, defined here as inclusion, effective stay at school, learning and emancipation of students subjects. To the realization of this study we used a qualitative approach and, as a procedure, the study of the case, presenting a vision of reality related to teaching faculty. Based on the investigation, it was noted that the proposed integrate curriculum propaedeutic technical disciplines as a means of integral formation of a conscious citizen of his social role and qualified for professional practice has not still been reached. The study indicates the proposal still continues privileging, so precarious, the professional training of the labour for the labor market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleProeja: um estudo de caso sobre desempenho escolar, emancipação e a autonomia em um curso de educação técnicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoA redemocratização do Brasil, a promulgação da constituição de 1988 e a edição da Lei Federal 9394/96 - LDB trouxeram à discussão a preocupação de resgatar uma parcela significativa de jovens e adultos que não tiveram acesso à escola ou dela evadiram na idade “regular”. A universalização da educação proposta a partir desse novo referencial legal fez com que aumentasse a oferta de escolas e de matrículas. Dessa forma, possibilitou-se que as camadas mais pobres da sociedade tivessem acesso ao sistema público de educação. Nessa seara, foi gestado o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Frente a essas mudanças e do propósito de se implantar no Brasil um programa de educação que tem como objetivo incluir aqueles que historicamente foram privados do acesso à escola, faz-se necessário refletir sobre as diretrizes e princípios do PROEJA a fim de que se compreenda em que medida, na visão docente, o programa tem alcançado efetivamente o desempenho escolar esperado. Desempenho, aqui entendido, como inclusão, efetiva permanência na escola, aprendizado e emancipação dos sujeitos alunos. Para realização desse estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa e, como procedimento, o estudo de caso, apresentando uma realidade materializada na visão dos professores docentes. Com base na investigação, pode-se constatar que a proposta de currículo integrado, disciplinas do núcleo comum e parte técnica, como meio de formação integral de um cidadão consciente do seu papel social e qualificado para o exercício profissional ainda não foi atingido. O estudo aponta que a proposta continua privilegiando, ainda, de forma precarizada, a qualificação profissional da mão-de-obra para o mercado de trabalho.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples