Gestão democrática: a interferência dos gestores no processo educativo
Resumo
A presente monografia busca refletir sobre a gestão escolar e o processo educativo, como possibilidade de promover uma aprendizagem crítica e cidadã. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo analisar as ações que os gestores, representado nessa pesquisa na figura dos professores, buscam construir de forma coletiva, tendo em vista a formação ampla do processo educativo, isto é, de uma aprendizagem crítica e cidadã. Para isso, tendo como ponto de partida a participação de todos e como ponto de chegada à aprendizagem crítica e cidadã dos atores que integram o corpo escolar pergunta-se: de que maneira as ações do processo educativo dos professores gestores reflete na aprendizagem crítica e cidadã? Sob o pano de fundo dessas questões, a pesquisa de cunho qualitativo apresenta algumas reflexões derivadas de um estudo realizado no ano de 2012, por intermédio da entrevista semi-estruturada, com os gestores das escolas municipais João Batista Réus e Zeferino Brasil, do município de Novo Barreiro/RS. A investigação é embasada teoricamente por autores que estudam a temática em questão, entre os quais se destaca: Drabach (2011), Arroyo (1979), Cury (1978), Paro (2000), Lück (2007). Tais referências delineiam os contornos da gestão democrática, identificando os princípios da participação, da autonomia e da humanização como fundamentais para a promoção de uma aprendizagem crítica e cidadã. Assim, o estudo traz algumas reflexões de como a gestão democrática é compreendida nas escolas municipais analisadas neste trabalho. As análises reflexivas apontam que a gestão democrática possibilita uma maior participação de todos os envolvidos no processo educacional, permitindo que a escola agregue as condições necessárias locais e globais em sintonia com as questões sociais: culturais, econômicas e políticas, buscando firmar o compromisso com uma aprendizagem crítica.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]