dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Rosa, Iágara Cristina Velasques Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T15:15:25Z | |
dc.date.available | 2015-06-12T15:15:25Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/870 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This study addressed the issue - Difficulties in school learning in children
with Attention-Deficit of Trouble / Hyperactivity and Impulsiveness - ADHD,
developing the search from a case study in a school of Network Estadual de
Sant Ana do Livramento-RS. It was possible to know the "look and attitudes" of
teachers, specialists and parents on this issue and identify limits and potential
of practice. It is a relevant issue, because many children with TDAH are in the
day-to-day in our schools presenting many difficulties in their learning, often
coming to school failure that it is through disapprovals, the disinterest in school
learning activities, difficulties of behavior and relationships in school, low selfesteem.
The general objective that guided the search was: Identify the
difficulties of learning in school children with the Transtorno of Attention Deficit,
Hyperactivity and Impulsiveness. And, specific objectives: to evaluate the
conditions of learning offered for the development of children with ADHD, and
sharpen strategies teaching more relevant in the treatment of children with
ADHD. We believe that the first step to be taken in attempting to resolve the
problems is to verify what really is happening. This first assessment must be
made by a group within the school, taking into consideration the behavior of the
student in various activities and situations. The referral to specialized
professionals (doctors, therapists), to obtain the correct diagnosis as well as
guidance on strategies and interventions to be used in working with the student
provide better conditions for their development and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção | por |
dc.subject | Hiperatividade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Dificuldades | por |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa Escola da Rede Estadual de Sant Ana do Livramento-RS. Assim, foi possível conhecer o "olhar e as atitudes" dos professores, especialistas e pais em relação a esse problema e identificar limites, bem como potencialidades da prática. É um tema relevante, pois muitas crianças com TDAH estão no dia-a-dia de nossas escolas apresentando inúmeras dificuldades em sua aprendizagem, muitas vezes chegando ao fracasso escolar que se revela através de reprovações , desinteresse pelas atividades e pela aprendizagem escolar, dificuldades de comportamento e relacionamento na escola , baixa auto-estima. O objetivo geral que norteou a pesquisa foi: Identificar as dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade. E, objetivos específicos: avaliar as condições de aprendizagem oferecidas para o desenvolvimento de crianças com TDAH; e apontar as estratégias pedagógicas mais pertinentes no trato de crianças com TDAH. Consideramos que o primeiro passo a ser dado na tentativa de solucionar os problemas é verificar o que realmente está acontecendo. Essa primeira avaliação deve ser feita por um grupo dentro da escola, levando em consideração o comportamento do aluno em várias atividades e situações. O encaminhamento a profissionais especializados (médicos, terapeutas), para a obtenção do correto diagnóstico, bem como orientações acerca de estratégias e intervenções a serem usadas no trabalho com esse aluno proporcionam melhores condições para seu desenvolvimento e aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |