dc.contributor.advisor | Santos, Daniela Lopes dos | |
dc.creator | Scherer, Carla | |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T15:45:45Z | |
dc.date.available | 2015-06-12T15:45:45Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/872 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The psychiatric reformation had the purpose of ending the old manicomial models. Since then, people that suffer from mental disorders have a therapeutic treatment with social interaction and citizenship rescue goals. The Psychosocial Attention Centers (PAC) present a specific structure for this new era in mental health. The Physical Education Professionals are very important in this context, since they provide by their profession, life quality to the users in treatment, besides other benefits. Thus, the
purpose of this study was to describe the reality of the Physical Education professionals from a city in the south of Brazil focusing in the PACS, from their professional formation to the work market. The study population was composed by the PACS coordinators, the Physical Education Undergraduate Course coordinators and the students of the 6th semester of these courses. The instruments used were an structured interview with the PACS coordinators and a questionnaire for the students. The Political Projects of the courses were given by the courses’ coordinators so that some subjects indicated by the
students as related to public/mental health could be analyzed. The data analysis was done with the category work proposed by Minayo. It was concluded that the Physical Education professionals have little representation within the PACS and that there is a lack of knowledge and interest about public health by the students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Serviços de saúde mental | por |
dc.subject | Exercício | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A educação física nos centros de atenção psicossocial em um município do sul do Brasil | por |
dc.title.alternative | Physical education in the psychosocial attention centers of a city from the south of Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | A reforma psiquiátrica teve como propósito dar fim aos antigos modelos manicomiais. A partir de então, as pessoas que sofrem com algum transtorno psíquico passaram a ter tratamento terapêutico, objetivando a sua reinserção social e resgate de cidadania. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentam uma estrutura própria para esta nova era da saúde mental. O profissional de Educação Física é crucial neste cenário, pois através do exercício de sua profissão possibilita, além de outros benefícios, a qualidade de vida aos usuários que estão em tratamento. Desta forma, este estudo teve por objetivo descrever a realidade dos profissionais de Educação Física em relação aos CAPS em um município do sul do Brasil, desde a formação até o mercado de trabalho. A população do estudo foi composta pelos coordenadores dos CAPS, os coordenadores dos cursos de Educação Física - Bacharelado e pelos acadêmicos dos 6º semestres destes cursos. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada para os coordenadores dos CAPS e um questionário para os acadêmicos. Foi solicitado aos coordenadores dos cursos o Projeto Pedagógico destes para análise de algumas disciplinas indicadas pelos acadêmicos e relacionadas à saúde pública/mental e SUS. A análise dos dados foi feita através do trabalho de categorias proposto por Minayo. Constatamos que os profissionais de Educação Física possuem pouca representação junto aos CAPS, falta conhecimento e interesse em relação à saúde pública por parte dos acadêmicos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |