Estruturas de mercado de fatores e governança na cadeia produtiva do leite: um estudo de caso do município de Ajuricaba - RS
Resumo
A estrutura de mercado de fatores que predominou por muitos anos na cadeia produtiva do leite, nas diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, foi a de monopsônio, em que
apesar de existirem várias empresas processadoras de leite, estas localizavam-se de maneira que o agricultor não tinha mais do que uma opção de venda do seu produto. O que vem sendo observado nos últimos anos, em especial a partir de 2004, é um significativo aumento no número de empresas processadoras de laticínio no Norte do estado do RS, concentrando-se em regiões que possuem fortes bacias leiteiras. Esse fato provoca, conseqüentemente, o
aumento da concorrência entre estas empresas na aquisição da matéria-prima principal, que é o leite inatura. Identificou-se uma região no município de Ajuricaba RS, onde,
historicamente, apenas uma empresa era responsável pela compra da matéria-prima e, a partir de 2004, várias empresas disputam o leite produzido no local. O objetivo desta pesquisa foi investigar, nesta região, como a concorrência na aquisição da matéria-prima interferiu nas transações entre empresa processadora/agricultor e na governança da cadeia produtiva do leite. Com base nas características e na natureza da investigação, esse estudo se enquadra numa pesquisa qualitativa e utiliza o método do Estudo de Caso. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a revisão de materiais bibliográficos (para compor o corpo teórico
do trabalho), a observação e a entrevista (para realização do trabalho de campo). A concorrência no local gerou modificações no comportamento dos agentes. Essas mudanças
fizeram com que aumentassem os custos de transação, caracterizados pela maior freqüência nas transações, pelo aumento da incerteza e do oportunismo. Já a estrutura de governança adotada no ambiente de concorrência, comparada à adotada no ambiente de monopsônio, continuou híbrida, mas ficou mais próxima de uma governança via mercado. Afirma-se isso, visto que o preço tornou-se o único fator de decisão do fornecedor de vender sua produção para um ou para outro comprador. Não tendo influência na sua decisão outras estratégias de governança adotadas antes pelas empresas, como, por exemplo, o pagamento pela qualidade do leite, financiamentos e assistência técnica. Combinado a isso, surgiu a necessidade de renegociação do produto mensalmente, com a elaboração de contratos informais de curto prazo.