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dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorAdams, Berenice Gehlen
dc.date.accessioned2015-06-19T13:03:37Z
dc.date.available2015-06-19T13:03:37Z
dc.date.issued2010-06-19
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/882
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research had as main objective to seek and develop theoric and practic subsidies for the upgrading of the Environmental Education (EE) through an experimental distance capacitation program of EE lined in documents which ground the EE: the law number 9795/99, “a Carta da Terra” (the Earth letter) and “o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global” (the agreement of Environmental Education for sustainable societies and global responsability). The methodology used was exploratory research. Ideas of authors as Leonardo Boff, Nana Mininni Medina, Rachel Trajber, Patrícia Mendonça, José Silva Quintas, among others are presented, which support the experimentation with their accurate view about the teachers performance in relation to EE signaling gaps perceived in EE practice and investigations. Confirming that most times EE is configured as punctual practices, disconnected and still misunderstood by the teachers.The capacitation program was developed in a virtual environment and it lasted 2 months, equivalent to 60 hour class. The participants were Teachers (13), Technicians (04) and Specialists (04) from nine different Brazilian states. The results confirm that the capacitation program promotes a bigger security in the pedagogical actions of EE developed in different contexts. The program enabled for the participants to enlarge their knowledge and experiences which contributed for a bigger comprehension about the EE construction process. Besides that it enabled the recognition of documents which ground EE as important pedagogical tool for the development of EE practices lined to its objectives and legit principles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCapacitação à distânciapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectDocumentos referênciapor
dc.titleEducação ambiental a distância: capacitação em documentos referênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como principal objetivo buscar e desenvolver subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento da Educação Ambiental (EA) através de um programa experimental de capacitação de EA à distância, para professores, pautado nos documentos referência que legitimam e fundamentam a EA: Lei Nº 9795/99, a Carta da Terra, e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória e aplicada através de realização de um programa de capacitação à distância, que iniciou em fevereiro de 2010, com 21 participantes de 9 estados brasileiros e terminou em 1º de maio completando 60 horas. As aulas foram realizadas por módulos que trataram das orientações para o ambiente virtual, do histórico da EA e de atividades de estudos com os documentos referência. Foram realizadas leituras, reflexões, exercícios dissertativos, e participação no fórum virtual. As tarefas promoveram associações dos documentos com práticas da EA. Contou com a participação de professores (13), técnicos (04) e especialistas (04), de nove estados brasileiros. Os resultados confirmaram que o programa promoveu maior segurança nas ações de EA. O programa possibilitou aos participantes ampliarem seus conhecimentos e suas experiências, o que contribuiu para uma maior compreensão sobre o processo de construção da EA. Além disso, possibilitou o reconhecimento dos documentos referência da EA como importantes ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento de atividades práticas de EA, alinhadas com seus objetivos e princípios legítimos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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