dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Adams, Berenice Gehlen | |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T13:03:37Z | |
dc.date.available | 2015-06-19T13:03:37Z | |
dc.date.issued | 2010-06-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/882 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research had as main objective to seek and develop theoric and practic
subsidies for the upgrading of the Environmental Education (EE) through an
experimental distance capacitation program of EE lined in documents which ground
the EE: the law number 9795/99, “a Carta da Terra” (the Earth letter) and “o Tratado
de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”
(the agreement of Environmental Education for sustainable societies and global
responsability). The methodology used was exploratory research. Ideas of authors as
Leonardo Boff, Nana Mininni Medina, Rachel Trajber, Patrícia Mendonça, José Silva
Quintas, among others are presented, which support the experimentation with their
accurate view about the teachers performance in relation to EE signaling gaps
perceived in EE practice and investigations. Confirming that most times EE is
configured as punctual practices, disconnected and still misunderstood by the
teachers.The capacitation program was developed in a virtual environment and it
lasted 2 months, equivalent to 60 hour class. The participants were Teachers (13),
Technicians (04) and Specialists (04) from nine different Brazilian states. The results
confirm that the capacitation program promotes a bigger security in the pedagogical
actions of EE developed in different contexts. The program enabled for the
participants to enlarge their knowledge and experiences which contributed for a
bigger comprehension about the EE construction process. Besides that it enabled the
recognition of documents which ground EE as important pedagogical tool for the
development of EE practices lined to its objectives and legit principles. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Capacitação à distância | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Documentos referência | por |
dc.title | Educação ambiental a distância: capacitação em documentos referência | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como principal objetivo buscar e desenvolver subsídios
teóricos e práticos para o aprimoramento da Educação Ambiental (EA) através de
um programa experimental de capacitação de EA à distância, para professores,
pautado nos documentos referência que legitimam e fundamentam a EA: Lei Nº
9795/99, a Carta da Terra, e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades
Sustentáveis e Responsabilidade Global. A metodologia utilizada foi a da pesquisa
exploratória e aplicada através de realização de um programa de capacitação à
distância, que iniciou em fevereiro de 2010, com 21 participantes de 9 estados
brasileiros e terminou em 1º de maio completando 60 horas. As aulas foram
realizadas por módulos que trataram das orientações para o ambiente virtual, do
histórico da EA e de atividades de estudos com os documentos referência. Foram
realizadas leituras, reflexões, exercícios dissertativos, e participação no fórum virtual.
As tarefas promoveram associações dos documentos com práticas da EA. Contou
com a participação de professores (13), técnicos (04) e especialistas (04), de nove
estados brasileiros. Os resultados confirmaram que o programa promoveu maior
segurança nas ações de EA. O programa possibilitou aos participantes ampliarem
seus conhecimentos e suas experiências, o que contribuiu para uma maior
compreensão sobre o processo de construção da EA. Além disso, possibilitou o
reconhecimento dos documentos referência da EA como importantes ferramentas
pedagógicas para o desenvolvimento de atividades práticas de EA, alinhadas com
seus objetivos e princípios legítimos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |