dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Alves, Dalva Raquel Marques | |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T13:21:53Z | |
dc.date.available | 2015-06-19T13:21:53Z | |
dc.date.issued | 2010-08-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/884 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph has as its main theme of environmental education and aims to investigate the proposal developed by the Environmental Education Project in ASEMA Parobé presenting contributions to strengthening the practice in the context of the project. The search is configured to be literature of stamp qualitative and followed six steps: Step 1, characterization of environmental problems experienced in society today; 2nd stage: a brief reference on environmental education as being the one able to establish a culture of sustainability, 3rd stage: project description ASEMA
Parobé and observation and analysis of environmental education activities carried out there; Step 4: application of a questionnaire children; Step 5: analysis of data collected and 6th stage: final report featuring contributions development of environmental education that consists of activities in which music is used to promote analytical and reflective discussions around environmental issues that may assist in the process of awareness and harmonization of human beings with the environment,
restoring or building healthier patterns of thought , feeling and action. This research was of great value since helped to promote the integration of workshops around the building and participatory citizens more aware and helps to improve environmental education proposal and practiced in ASEM. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Projeto ASEMA (Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto) | por |
dc.title | Projeto ASEMA: uma proposta de inovação nas práticas de educação ambiental através da música | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Essa monografia tem como tema principal a Educação Ambiental, e objetiva
investigar a proposta de Educação Ambiental desenvolvida pelo projeto de Apoio
Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA), em Parobé RS, apresentando
contribuições para o fortalecimento da prática no contexto do projeto. A investigação
se dá por meio de uma pesquisa-ação e configura-se por ser bibliográfica, de cunho
qualitativo e seguiu seis etapas: 1ª etapa: caracterização dos problemas ambientais
vividos na sociedade atual; 2ª etapa: uma breve referência sobre a Educação
Ambiental, como aquela capaz de estabelecer uma cultura de sustentabilidade; 3ª
etapa: descrição do projeto ASEMA de Parobé, observação e análise das atividades
de Educação Ambiental ali realizadas; 4ª etapa: aplicação de questionário às
crianças; 5ª etapa: análise dos dados coletados e 6ª etapa: elaboração do relatório
final, apresentando contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental,
que consiste em atividades nas quais a música é usada para promover discussões
analíticas e reflexivas em torno das questões ambientais que podem auxiliar no
processo de sensibilização e harmonização do ser humano com o meio ambiente,
resgatando ou construindo padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e
ação. Esta pesquisa foi de grande relevância, pois auxiliou na promoção da
integração das oficinas em torno da construção de cidadãos mais conscientes e
participativos e contribuiu para a melhoria da Educação Ambiental proposta e
praticada no ASEMA. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |