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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorAquino, Rita de Cassia Brasil de
dc.date.accessioned2015-06-19T14:58:57Z
dc.date.available2015-06-19T14:58:57Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/888
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectAprendizagem escolarpor
dc.titleA importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. Os dados foram obtidos através de observações realizadas nas práticas pedagógicas de duas escolas públicas estaduais do RS que possuem alunos com deficiência em processo de inclusão. A partir das análises das observações, procurei fazer uma relação da psicomotricidade com o processo de construção das aprendizagens dos alunos, tentando compreender como as habilidades motoras podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos, especialmente aqueles que possuem déficit intelectual. Da análise aqui empreendida é possível destacar que são de extrema importância os sentimentos na fase do conhecimento do corpo da criança, pois um esquema corporal mal estruturado pode causar futuramente, certo desajustamento e falta de coordenação, tornando-a insegura e isso poderá desencadear uma série de reações negativas como: agressividade, mau humor, apatia; e o que às vezes parece ser algo tão simples, poderá originar sérios problemas de motricidade que serão manifestados através do comportamento. Cada vez mais encontro no âmbito da escola, crianças com conhecimento pobre de seu corpo. Para elas a representação e nominação das diferentes partes do corpo são muitas vezes difíceis. Não localizam ou confundem essas partes. Não percebem a posição de seus membros e consequentemente seu desenho da figura humana torna-se pobre. Para os alunos em processo de inclusão esse conhecimento de seu corpo, por vezes é mais difícil ainda, pelo fato de apresentarem déficits cognitivos e dificuldade de abstração. Assim, ao tentar compreender como a psicomotricidade pode vir a auxiliar na aprendizagem dos alunos em uma escola que se abre para todos, procuramos discutir também como ela poderá contribuir com aqueles que não conseguem acompanhar os colegas e também auxiliar o próprio professor, que se for bem esclarecido e capacitado, terá condições para sanar muitas das dificuldades que aparecem na sala de aula, estando abertos às indagações e dúvidas, respeitando o ritmo de cada um, aspectos esses que podem também ser responsáveis pela efetivação de práticas inclusivas de qualidade para todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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