PNAE e agricultura familiar em santa maria/rs: muitos os chamados, poucos os escolhidos
Resumo
O objetivo geral deste trabalho é identificar as barreiras que limitam o acesso dos agricultores familiares ao Programa de Alimentação Escolar Nacional (PNAE) no município de Santa Maria, RS, Brasil. Um estudo de caso foi escolhido como método de pesquisa, pois permite o estudo de um fenômeno dentro do seu contexto de vida real e complexidades , quando os limites entre o fenômeno e o contexto não são claras o suficiente, e em que múltiplas fontes de evidência são usadas. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. A amostra teórica foi projetada para cumprir o objetivo. Ela era composta por 50 Agricultores Familiares, e 5 informantes-chave do programa de gestão. Os resultados do trabalho indicam que o principal obstáculo para participar do Programa pelos Agricultores Familiares é a exclusão histórica tradicional do sistema que eles sofreram. Culturalmente, isso significa uma relutância racional de fazer parte das Políticas Públicas. As Políticas Públicas precisam melhorar a capacidade dos pequenos agricultores a aproveitar as oportunidades nessas políticas. Em segundo lugar, os agricultores declaram a falta de conhecimento sobre o PNAE. As Políticas Públicas precisam garantir que os pequenos agricultores tenham acesso à informação, e que eles tenham voz através das diferentes organizações e representação em órgãos de decisão. Em terceiro lugar, os Agricultores Familiares consideram que as feiras são o caminho adequado para comercializar seus produtos. Eles se sentem mais livres e menos pressão do mercado, e também com maior vinculo, pois eles participam ativamente do processo de venda (empoderamento). As políticas públicas precisam estudar cuidadosamente esta abordagem de comercialização agrícola. Ao fazê-lo, a nova sociologia econômica pode fornecer informações de valor, e uma parceria com instituições acadêmicas, seria muito útil.