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dc.creatorGarcia, Gabriela Viero
dc.date.accessioned2015-03-05
dc.date.available2015-03-05
dc.date.issued2014-05-26
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriela Viero. Interdisciplinary internship experience as emergency space of life world. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8905
dc.description.abstractWilling for a critical review of vocational training at the University, trough the approaching of graduation students to the reality of agrarian reform settlements, arises in the 80s in Brazil, the Interdisciplinary Internship Experience (EIV). The EIVs purpose is to bring closer the academic degree of reality of agrarian reform settlements, by living in family farmers' homes, seeking for critical reflection of vocational training at the University. Described as a singular experience and an alternative to conventional training offered by universities, the EIVs presents as they particularity their organization, from student initiatives and coordinated with Field's Social Movements (MSC), with the collaborative participation of University professors, government agencies and trade unions, using alternation pedagogy method. The goal of this study was to analyze the EIV as a way of knowing the reality of agrarian reform settlements , through the pedagogy of alternation method, from the perspective of Communicative Action of Habermas (2012) and Ecology of Knowledge of Santos (2002). To achieve these goals, a qualitative research was performed, through participant observation during the organization and implementation of the 10th EIV-SM, semi-structured interviews with trainees of the 10th EIV and participants from previous editions of EIV. It was observed that the EIV is contributing on the knowledge of the reality of agrarian reform settlements, enabling students to reflect about their professional formation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectEstágio interdisciplinar de vivênciapor
dc.subjectAgir comunicativopor
dc.subjectEcologia dos saberespor
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectPedagogy of alternationeng
dc.subjectInterdisciplinary internship experienceeng
dc.subjectEcology of knowledgeeng
dc.subjectCommunicative actioneng
dc.titleEstágio interdisciplinar de vivência como espaço de emergência do mundo da vidapor
dc.title.alternativeInterdisciplinary internship experience as emergency space of life worldeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoBuscando por uma reflexão crítica da formação profissional na Universidade, através da aproximação de acadêmicos da graduação da realidade de assentamentos de reforma agrária, surge na década de 80 no Brasil, os Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV). Os EIVs têm como objetivo aproximar os acadêmicos de graduação da realidade de assentamentos de reforma agrária, a partir da vivência em casas de agricultores familiares, buscando a reflexão crítica da formação profissional da Universidade. Caracterizado como uma experiência singular e alternativa à formação convencional oferecida pelas Universidades, os EIVs apresentam como especificidade a sua organização partir de iniciativas estudantis, articuladas com os Movimentos Sociais do Campo (MSC), com a participação colaborativa de professores Universitários, órgãos governamentais e Entidades Sindicais, utilizando do método da pedagogia da alternância. Este trabalho teve como objetivo, analisar o EIV como um espaço que possibilita o conhecimento da realidade dos assentamentos de reforma agrária, através do método da pedagogia da alternância, sob a ótica do Agir Comunicativo de Habermas (2012) e da Ecologia dos Saberes de Santos (2002). Para atingir os objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através da observação participante no período de organização e realização do 10º EIV- SM, entrevistas semiestruturadas com os estagiários do 10º EIV e participantes de edições anteriores do EIV. Observou-se que o EIV esta contribuindo no conhecimento da realidade dos assentamentos de reforma agrária, possibilitando aos estudantes a reflexão em relação a sua formação profissional.por
dc.contributor.advisor1Hillig, Clayton
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3286366881277429por
dc.contributor.referee1Gehlen, Ivaldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9977096072866572por
dc.contributor.referee2Piccin, Marcos Botton
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966566635404223por
dc.contributor.referee3Neumann, Pedro Selvino
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0786069109358002por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160293002223735por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentExtensão Rural e Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor


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