dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Andrade, Eny Nakano Almada Andrade | |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T15:11:47Z | |
dc.date.available | 2015-06-19T15:11:47Z | |
dc.date.issued | 2010-03-24 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/890 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Living under the paradigm of inclusion, it becomes necessary to rethink the inclusive
practices to meet the rights and duties of the student. Under this assumption arises
the need to search for further knowledge, to develop a quality work. However it is
extremely important to provide students with a stimulating environment, free of
segregation, which does not reinforce their difficulties, but its potential to stimulate
and challenge the new skills, stimulating attention and concentration through issues
related to their social context. Therefore, this study was based on observations of a
student suffering from microcephaly, significant change in neurological function,
motor and intellectual. Aiming to develop the autonomy and make it able to be an
active subject in their relationships. But the inadequate training and preparation for
working students with special needs is perhaps the greatest obstacle to the process
of inclusion. This is a problem present in all systems, and there is no doubt that
without a training program for continuous, permanent and effective that lets teachers
review their teaching practices, no policy will materialize in the classroom. The
addition brings the vogue of the question that we as teachers are not ready, trained,
makes us see that we always have something to learn and that learning is a daily
must be part of our daily. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Práticas inclusivas | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Ji-Paraná, RO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, para desenvolver um trabalho de qualidade. Todavia é de suma importância proporcionar ao aluno um ambiente estimulador, livre de segregação, que não reforce suas dificuldades, e sim que estimule suas potencialidades e desafie as novas habilidades, estimulando a atenção e a concentração por meio de assuntos ligados ao seu contexto social. Portanto este estudo foi realizado com base em observações de uma aluna portadora de microcefalia, alteração significativa das funções neurológicas, motora e intelectual. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia e torná-la capaz de ser um sujeito ativo em suas relações. Porém a insuficiente capacitação e preparação para trabalhar alunos com necessidades especiais é talvez o maior entrave ao processo de inclusão. Este é um problema presente em todos os sistemas, e não há dúvida de que sem um programa de capacitação contínuo, permanente e eficaz que permita aos professores rever suas práticas pedagógicas, nenhuma política se concretizará no cotidiano escolar. A inclusão traz a voga à questão de que nós, professores não estamos prontos, formados, nos faz enxergar que sempre temos algo a aprender e que essa aprendizagem é diária e tem que fazer parte do nosso cotidiano. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |