Relações colaborativas e redes socioprodutivas: um estudo sobre os produtores de vinho artesanal do Chapadão - Jaguari - RS - Brasil
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de estruturação da rede socioprodutiva das agroindústrias familiares de vinhos da localidade Chapadão - Jaguari-RS - Brasil, analisando quais os elementos que proporcionam a formação e sustentação desta rede no tempo e no espaço. A constituição de redes pode se dar partindo dos atores locais, ou de cima para baixo, a partir de programas de natureza governamental. Os equívocos em projetos de fomento a organizações coletivas, como uma rede de agricultores familiares, podem ser onerosos tanto em recursos humanos quanto em verba pública. Neste sentido, a pesquisa torna-se importante para reconhecer em comunidades rurais quais elementos constituem as bases de fortalecimento das relações sob as quais se sustentam atividades produtivas. A metodologia de estudo foi qualitativa. Foi realizado um estudo de caso junto à onze unidades de produção de uva/vinho situadas na localidade do Chapadão do referido município. Como resultados se obteve a estrutura da rede socioprodutiva em formato de sociogramas, mostrando a influência dos elementos de sociabilidade na organização da rede nas dimensões sociocultural e econômico - financeira. A pesquisa também comprovou que o conjunto de elementos, confiança e reciprocidade tem potencial de sustentação da rede na dimensão sociocultural, assim como os elementos interesse e interação potencializaram a formação da rede na dimensão econômico financeira. Considera-se que essa pesquisa pode vir a contribuir com o trabalho de mediação de agentes de desenvolvimento rural, através da verificação dos elementos de sociabilidade existentes, dentre um determinado grupo de agricultores organizados rede.