Mostrar registro simples

dc.creatorAbreu, Lisandra Saldanha de
dc.date.accessioned2007-06-27
dc.date.available2007-06-27
dc.date.issued2007-04-04
dc.identifier.citationABREU, Lisandra Saldanha de. Professors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8917
dc.description.abstractAs a result of the growing concern about global environmental issues a new society paradigm, the so called sustainable development has emerged as an alternative to the traditional approaches. This study is aimed at identifying professors´ perceptions about environmental education and sustainability, in order to build the related social representations. The design is a qualitative research, basically a study case. The sample was composed of 30 professors of the Agronomy College at the Federal University of Santa Maria (RS,Brazil). Semi-structured interviews were conducted to generate the information; to analyze the information content analysis was employed. A bibliographic review was also performed to build the theoretical framework of the research. The results show that professors´ perceptions in relation to environmental education and sustainability are close to what is called naturalism and anthropocentrism. Professors tend to visualize these topics from the perspective of having a rational use of the natural resources.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAgronomiapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectAgronomyeng
dc.titleEstudo das percepções de educação ambiental e sustentabilidade dos professores do curso de Agronomia da UFSM: um estudo de casopor
dc.title.alternativeProfessors´perceptions about environmental education and sustainability: a case study in the Agronomy college of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA crescente preocupação com os problemas ambientais globais levou a consolidação de um novo paradigma da sociedade moderna, a sustentabilidade , que surge como alternativa à forma tradicional de desenvolvimento e como uma proposta a ser implementada em todo o planeta. Na tentativa de refletir e buscar alternativas para uma melhor formação de futuros profissionais da Agronomia o presente trabalho tem o objetivo de identificar e estudar as percepções dos professores sobre Educação Ambiental e sustentabilidade, visando propor subsídios para uma reflexão sobre o que pensam e fazem a respeito da temática ambiental. O trabalho foi desenvolvido com professores do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A coleta das informações foi divida em revisão bibliográfica e entrevista semi-estruturada. Para a análise interpretativa dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Diante das análises das entrevistas, pôde-se concluir que a percepção dos professores sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade se direcionam ao naturalismo e ao antropocentrismo. Existe uma tendência marcante dos professores em conceberem a Educação Ambiental e Sustentabilidade de forma ingênua, apenas como ferramenta de conscientização e transmissão de conhecimentos tidos como corretos , a fim de que haja uma exploração racional dos recursos naturais.por
dc.contributor.advisor1Vela, Hugo Anibal Gonzalez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7113807941634842por
dc.contributor.referee1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee2Hegedüs, Pedro de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819022841078660por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3655774483139339por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples