dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Araújo, Helenice Dutra de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T15:27:50Z | |
dc.date.available | 2015-06-19T15:27:50Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Inclusion – face with the ideal of an Integral Education that is the base for the
students to act with autonomy in society – won’t revolutionize only the educational
practices, as well the whole society. In this sense this new model supports the
integration of people with disabilities in the basic education, providing interaction and
respect for differences, decent conditions and favorable to building meaningful
learning to all the students, without distinction. However, for the philosophy
propagated by the inclusive school to take effect, it is important to consider the
training of teachers and their teaching practices. Based on the arguments above, this
study intend - in the face of bibliography with retomad referend students research
and field research with question’s aplication - investigate teacher training in relation
to the practice of inclusion, understanding the difficulties, achievements and dreams
have taken by teachers, authors full of changes. We hoped, throughout the research,
demonstrate the way went along, then we think about alternatives relevant to this
long journey towards a education more human with quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Lagamar, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido esse novo modelo defende a inclusão de todas as pessoas na Educação básica, oferecendo pela interação e pelo respeito às diferenças, condições dignas e propícias à construção de aprendizados significativos a todos, indistintamente. Contudo, para que a filosofia propagada pela escola inclusiva surta efeito, faz-se relevante pensar na formação dos professores e nas suas práticas pedagógicas. Com base no disposto, esse trabalho objetiva - diante da pesquisa bibliográfica, que retomará autores referendados sobre a inclusão e sobre a formação de professores e pesquisa de campo, que contará com aplicação de questionários a educadores - investigar a formação de professores para a prática da Inclusão, entendendo as dificuldades, conquistas e sonhos tidos pelos professores, autores plenos de mudanças. Espera-se, ao longo da pesquisa, demonstrar o caminho já percorrido para consolidação da Inclusão, para então se pensar em alternativas pertinentes a essa longa caminhada rumo a uma educação mais humana e de qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |