dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T13:45:18Z | |
dc.date.available | 2015-06-22T13:45:18Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.title | Surdez e o desafio da inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rio Bonito, RJ, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada um. O presente trabalho monográfico tem como objetivo problematizar os desafios que se colocam na contemporaneidade para a inclusão dos alunos surdos na escola regular. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, com intérpretes e com surdos que hoje ainda vivem uma prática não favorável para a inclusão se tratando de alunos surdos em momento transitório de escola especial para escola regular de ensino, o estudo está dividido em capítulos, os quais inicialmente tratam do caminho da investigação, da etiologia e da importância das questões essenciais desse tema; após essa discussão são abordadas as tendências contemporâneas da compreensão sobre surdez e educação bilíngüe, com foco na formação dos professores e intérpretes da língua de sinais na escola regular de ensino; além de abordar a legislação atual e o referencial teórico sobre o tema e o que ampara a inclusão também mereceu destaque nesse trabalho. Para finalizar a análise sobre a educação inclusiva como principal desafio do século XXI discutiu-se as possíveis e necessárias mudanças no sistema educacional, as práticas e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo. Desse modo, percebe-se o quanto ainda é necessário melhorar na educação dos surdos incluídos na escola regular, para que se possa oferecer-lhes uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |