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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorArruda, Isabel Maria Pinheiro
dc.date.accessioned2015-06-23T13:58:56Z
dc.date.available2015-06-23T13:58:56Z
dc.date.issued2009-12-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/905
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph is scoped to reflect on the importance of the Political Education Program as a mechanism for a democratic management in schools. As a document that represents the school reality and act on the human model, the model of education and society that wants to build the school is free to produce it, taking into consideration the environment and the community is involved and the legal principles education, seeking in developing and implementing the involvement and participation of all segments of the school community and the local community. The Pedagogical Political Project perform its function if it is built and run collectively focusing on the improvement of educational practice and therefore the teaching and learning. Important to note that this is a document in a constant process of evaluation and change, it is dynamic and flexible to accommodate the introduction of the changes that occur in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectColetividadepor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleO projeto político pedagógico: um fator de autonomia na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe project pedagogical politician: a factor of autonomy in the pertaining to school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia tem como escopo refletir sobre a importância do Projeto Político Pedagógico como mecanismo para uma Gestão Democrática na escola. Sendo um documento que representa a realidade escolar e delibera sobre o modelo humano, o modelo de educação e de sociedade que se pretende construir a escola tem autonomia para elaborá-lo, levando em consideração o meio e a comunidade em que está envolvida e os princípios legais da educação, buscando na sua elaboração e execução o envolvimento e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e da comunidade local. O Projeto Político Pedagógico desempenhará sua função se for edificado e executado coletivamente enfocando a melhoria da prática educativa e, por conseguinte do ensino e aprendizagem. Importante salientar que se trata de um documento em constante processo de avaliação e mutação, pois é dinâmico e flexível para acolher a introdução das transformações que ocorrem no ambiente escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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