dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Amaral, Edina Soares do | |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T14:06:46Z | |
dc.date.available | 2015-06-23T14:06:46Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/906 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | t is presented in this research work the Importance of Educational Management in
Early Childhood Education. Seeks to report the importance of education in shaping
the construction of the child's personality, outlining the concept and laws that underlie
childhood education in Brazil. Is justified as a way, yet, make a record of how the
institution is in Kindergarten education system today, showing that the child has a
unique nature, which is characterized as being of heightened sensitivity and thinks
the world of its own way and identified through closer relationships. Do see that as a
social practice, teaching in kindergarten is contradictory and is always in motion.
Seeks to show that the child builds his concepts as they age, and notes how the
world interacts. Thus, the theoretical foundation was based on authors such as Fields
(1994), Cruz (2003), Smith and Teberosky (1991), Kramer (1993), Oliveira (1995),
Rosenberg (1997), among others, whose methodology characterized by a light
review of the authors cited. It follows therefore that in accordance with the laws and
official documents relating to national education child is in a set of references and
pedagogic approaches that aim to contribute to the deployment or implementation of
educational quality that can promote and extend the necessary conditions for the
exercise of citizenship among Brazilian children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | A importância da gestão educacional na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Apresenta-se neste trabalho de pesquisa a Importância da Gestão Educacional na
Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a importância dessa educação na
formação da construção da personalidade da criança, destacando o conceito e leis
que fundamentam a Educação Infantil no Brasil. Justifica-se como propósito, ainda,
fazer um registro de como se encontra a instituição de Educação Infantil no sistema
de ensino atual, mostrando que a criança possui uma natureza singular, que se
caracteriza como ser de sensibilidade aguçada e pensa mundo de maneira própria e
a identifica através das relações mais próximas. Faz-se ver que enquanto prática
social, pedagógica na Educação Infantil é contraditória e está sempre em
movimento. Procura mostrar que a criança constrói seus conceitos à medida que
age, observa e interage como o mundo. Desse modo, o embasamento teórico
fundamentou-se em autores como: Campos (1994), Cruz (2003), Ferreiro e
Teberosky (1991), Kramer (1993), Oliveira (1995), Rosemberg (1997), dentre outros,
cuja metodologia caracterizou-se por uma revisão bibliográfica a luz dos autores
referenciados. Conclui-se, portanto, que de acordo com as leis e os documentos
oficiais relativos à educação nacional infantil constitui-se em um conjunto de
referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou
implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar
as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |