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dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorAmaral, Edina Soares do
dc.date.accessioned2015-06-23T14:06:46Z
dc.date.available2015-06-23T14:06:46Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/906
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractt is presented in this research work the Importance of Educational Management in Early Childhood Education. Seeks to report the importance of education in shaping the construction of the child's personality, outlining the concept and laws that underlie childhood education in Brazil. Is justified as a way, yet, make a record of how the institution is in Kindergarten education system today, showing that the child has a unique nature, which is characterized as being of heightened sensitivity and thinks the world of its own way and identified through closer relationships. Do see that as a social practice, teaching in kindergarten is contradictory and is always in motion. Seeks to show that the child builds his concepts as they age, and notes how the world interacts. Thus, the theoretical foundation was based on authors such as Fields (1994), Cruz (2003), Smith and Teberosky (1991), Kramer (1993), Oliveira (1995), Rosenberg (1997), among others, whose methodology characterized by a light review of the authors cited. It follows therefore that in accordance with the laws and official documents relating to national education child is in a set of references and pedagogic approaches that aim to contribute to the deployment or implementation of educational quality that can promote and extend the necessary conditions for the exercise of citizenship among Brazilian children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleA importância da gestão educacional na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho de pesquisa a Importância da Gestão Educacional na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a importância dessa educação na formação da construção da personalidade da criança, destacando o conceito e leis que fundamentam a Educação Infantil no Brasil. Justifica-se como propósito, ainda, fazer um registro de como se encontra a instituição de Educação Infantil no sistema de ensino atual, mostrando que a criança possui uma natureza singular, que se caracteriza como ser de sensibilidade aguçada e pensa mundo de maneira própria e a identifica através das relações mais próximas. Faz-se ver que enquanto prática social, pedagógica na Educação Infantil é contraditória e está sempre em movimento. Procura mostrar que a criança constrói seus conceitos à medida que age, observa e interage como o mundo. Desse modo, o embasamento teórico fundamentou-se em autores como: Campos (1994), Cruz (2003), Ferreiro e Teberosky (1991), Kramer (1993), Oliveira (1995), Rosemberg (1997), dentre outros, cuja metodologia caracterizou-se por uma revisão bibliográfica a luz dos autores referenciados. Conclui-se, portanto, que de acordo com as leis e os documentos oficiais relativos à educação nacional infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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