A escolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade: reflexões tecidas no cotidiano escolar
Resumen
Esta monografia investiga quais são os desafios impostos à gestão educacional de uma escola pública, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade da escolarização para quatorze anos de duração, com ingresso a partir dos quatro anos de idade. Desdobra-se como objetivo geral: Identificar quais são os desafios impostos à gestão educacional, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade para todas as etapas da educação básica, em vigor a partir de 2016. Definem-se como objetivos específicos: Realizar um mapeamento das políticas públicas que promoveram a ampliação da obrigatoriedade da escolarização no Brasil; Identificar o conceito de gestão educacional que perpassa as orientações legais da ampliação da obrigatoriedade da escolarização no Brasil, analisando-se a transposição do conceito de Administração escolar; Conhecer as implicações da proposta que amplia obrigatoriedade a todas as etapas da educação básica à gestão (administrativa, financeira e pedagógica) de uma instituição pública municipal de ensino. Privilegiando-se como fontes de informações a entrevista semiestruturada com os professores na função de gestor e professores no exercício da docência. Para análise dos dados coletados e das categorias de investigação e suas ramificações, adota-se a análise de conteúdo. A análise dos dados possibilitaram compreender como os profissionais da educação sentem-se, muitas vezes, com relação às políticas prontas, que precisam ser colocadas em prática no cotidiano, e por não participarem da elaboração oficial das legislações. Evidencia-se a inexistência de espaços para refletir sobre as políticas públicas no cotidiano escolar. Ao dialogar com os sujeitos agentes do cotidiano escolar, foi possível conhecer quais são os desafios impostos à gestão educacional da escola pesquisada, entre eles, viabilizar a estrutura física e recursos humanos para atender a demanda da comunidade onde a escola está inserida; discutir e implementar estratégias para que a política possa ser progressivamente efetivada na escola até 2016; promover a formação continuada aos professores; buscar esclarecer questões que implicam na organização do trabalho pedagógico na escola, como a frequência, a carga horária, o processo de avaliação; critérios para a organização das turmas; e a data de corte para a matrícula das crianças a partir dos quatro anos de idade.
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- Gestão Educacional [294]