Sellars e o mito do dado: uma avaliação de suas críticas ao fundacionismo em epistemologia
Abstract
Wilfrid Sellars é conhecido por suas críticas ao que denominou mito do dado , que apareceram pela primeira vez em Empirismo e filosofia da mente (1956). O dado considerado mítico por Sellars é o dado epistêmico com o qual a vertente fundacionista em epistemologia pretende solucionar o problema do regresso epistêmico. As críticas de Sellars ao fundacionismo tiveram grande repercussão no debate epistemológico e logo se tornaram referência nessa área, principalmente em virtude de visarem os aspectos mais basilares da concepção fundacionista, pondo em xeque a própria noção de conhecimento imediato, cara a qualquer abordagem fundacionista do conhecimento. Suas críticas representam ainda hoje um desafio de peso para concepções fundacionistas e sua importância tem sido enfatizada por um número crescente de trabalhos exegéticos, críticos e de inspiração sellarsiana. Esta dissertação compõe-se de três artigos que têm como foco a epistemologia de Sellars. No primeiro, mostra-se em que consiste e quão geral é a crítica de Sellars ao mito do dado. Mostra-se também como a crítica de Sellars pode ser apresentada na forma de um dilema ( O dilema de Sellars ) e como esse dilema, que não é formulado de forma explicita em sua obra, podem ser encontrado nos textos do autor. O segundo artigo apresenta a tentativa de Laurence BonJour de responder ao desafio posto pelo dilema de Sellars ao fundacionismo. Avalia-se a nova posição de BonJour, que no passado foi um coerentista, e mostra-se que ela não é capaz de superar as críticas que ele mesmo endossava anteriormente. No terceiro e último artigo, mostra-se que se a concepção epistemológica de Sellars é vista como sendo coerente com e representando uma das culminâncias da tradição que analisa conhecimento como crença verdadeira justificada e tal concepção resulta inadequada, então isso pode ser um indício de que deveríamos buscar uma concepção alternativa do conceito de conhecimento. Indica-se, a partir do trabalho de Timothy Williamson e de um texto tardio de Sellars, como poderíamos entender conhecimento como um conceito básico, não analisável.