Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Diorge Vieira
dc.date.accessioned2014-11-10
dc.date.available2014-11-10
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.citationROSA, Diorge Vieira. THE LADDER AND THE MYSTIC: HOW UNDERSTAND A NONSENSE?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9130
dc.description.abstractThe goal of this dissertation is to examine the claim of the penultimate aphorism of the Tractatus Logico-Philosophicus, according to which the propositions of the book elucidate if the reader understands the author and acknowledge that they do not make sense, because they are absurd. Thus, the work tries to put into relief some of the central issues of dispute between the interpretive trends, observing the problematic aspects of each line of interpretation, as well as the way in which his supporters articulate their ideas against the prospects of his opponents. To do so, we analyze the two interpretations of the aphorism 6:54. For the standard reading, Wittgenstein discusses issues that the work itself says are ineffable, but there is a substratum of truth which subsists claim of nonsensity. If the standard reading is correct, after the process elucidating the reader reaches a logically correct view of the world, and is in possession of some truths that only show up on the legitimate use of language. As for the revisionist reading, there is no hidden meaning in the work, but only and solely nonsense, do not say anything. The process of elucidating it is a philosophical exercisetherapy. If correct, the revisionist interpretation suggests that the goal of the work is a change in the mode of being of the reader in his relationship with nonsense. Accordingly, from the revisionist reading of Michael Kremer holds up nonsensity an acceptance of the work in line with a positive understanding for contrassensos book. The recognition of the tractarian nonsense as such is the purpose of the work, and this recognition has the ethical purpose. The purpose of the Tractatus is ethical philosophical attitude change front to ultimate foundations for either language, either for ethics. If Kremer is correct, it leads to an alternative nondestructive to the tractarian nonsense, showing that despite their nonsensity, the tractarian absurdities may be useful therapeutically. Thus, it is possible to reconcile tractarian nonsense with his elucidation process and understand how a book composed of absurdities can be useful philosophically.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWittgensteinpor
dc.subjectTractatus Logico-Philosophicuspor
dc.subjectLeitura padrão e leitura revisionistapor
dc.subjectContrassensos e elucidaçãopor
dc.subjectWittgensteineng
dc.subjectTractatus Logico-Philosophicuseng
dc.subjectStandard reading and revisionist readingeng
dc.subjectNonsense and elucidationeng
dc.titleA escada e o místico: como entender um contrassenso?por
dc.title.alternativeThe ladder and the mystic: how understand a nonsense?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação é analisar a reivindicação do penúltimo aforismo do Tractatus Logico-Philosophicus, segundo a qual as proposições do livro elucidam, caso o leitor entenda o seu autor e reconheça que elas não fazem sentido, pois são absurdas. Assim, o trabalho tenta colocar em relevo algumas das questões centrais da disputa entre as correntes interpretativas, observando os aspectos problemáticos de cada linha de interpretação, bem como o modo segundo o qual seus partidários articulam suas ideias contra as perspectivas de seus adversários. Para tanto, analisa-se as duas interpretações do aforismo 6.54. Para a leitura padrão, Wittgenstein aborda assuntos que a própria obra afirma serem inefáveis, mas há um substrato de verdades que subsiste a reivindicação de contrassensualidade. Se a leitura padrão é correta, ao cabo do processo elucidativo o leitor alcança uma perspectiva logicamente correta do mundo, e fica de posse de algumas verdades que somente se mostram no uso legítimo da linguagem. Já para a leitura revisionista, não há nenhum sentido oculto sob a obra, mas apenas e tão somente contrassensos, que não dizem nada. O processo de elucidação se constitui um exercício filosófico-terapêutico. Se correta, a interpretação revisionista propõe que o objetivo da obra é uma mudança no modo de ser do leitor em sua relação com contrassensos. Nesse sentido, a partir da leitura revisionista de Michael Kremer sustenta-se uma aceitação da contrassensualidade da obra em consonância com uma compreensão positiva para os contrassensos do livro. O reconhecimento dos absurdos tractarianos enquanto tais é o objetivo da obra, e esse reconhecimento tem finalidade ética. A finalidade ética do Tractatus é mudar atitude filosófica frente a fundamentações ultimas, quer para a linguagem, quer para ética. Se Kremer está correto, ele conduz a uma alternativa não autodestrutiva para os absurdos tractarianos, mostrando que não obstante sua contrassensualidade, os absurdos tractarianos podem ser terapeuticamente úteis. Dessa forma, é possível conciliar a contrassensualidade tractariana com seu processo de elucidação e entender como um livro composto de absurdos pode ser de utilidade filosófica.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Rogério Fabianne Saucedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2743121284935177por
dc.contributor.referee1Carmo, Juliano Santos do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477981517627461por
dc.contributor.referee2Sattler, Janyne
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316851338632064por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5711032449642675por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples